Friday, December 19, 2008

Castilho suspende a sua participação nas provas da ARFSV


O Grémio Sportivo Castilho suspendeu a sua participação nas provas da Associação Regional de Futebol de São Vicente. O presidente justifica esta opção pelo facto de, decorrido um mês após o envio de um recurso ao Conselho Jurisdicional invocando irregularidades que colocam o Grémio na segunda divisão e ainda sem um posicionamento oficial. Ainda assim, a ARFSV prosseguiu com o calendário de provas e pretende iniciar este fim-de-semana o campeonato da primeira divisão, excluindo o Castilho.

Joaquim Xavier Pinto, presidente do Grémio Sportivo Castilho, alega que a sua equipa está profundamente prejudicada, quer a nível moral, quer a nível económico-financeiro pelo que, embora lamenta, não lhe resta outra escolha senão tornar público que, face ao decorrer dos acontecimentos, suspende a sua participação em todas as provas da ARFSV até que o processo de recurso conheça um desfecho.
“Pode-se pensar que estamos aqui a fazer um discurso de mau perdedor, mas a questão é mais profunda. Estamos aqui sim, para esclarecer aquilo que se passou nos bastidores do futebol sanvicentino nos últimos anos e que tem trazido enormes prejuízos ao Grémio Sportivo Castilho”, escreve o presidente, em comunicado.
É que, segundo este responsável, os últimos campeonatos e outros eventos futebolísticos realizados em São Vicente foram marcados por posições desajustadas e acordos de conveniência que provocaram controvérsias profundas entre os actores do futebol, com recursos à instâncias superiores, reclamações, alguns ainda por resolver. “Tal estado provocou uma descaracterização do futebol de São Vicente, conduzindo ao pedido de demissão do conselho de disciplina ARFSV e a manifestações de descontentamento vindas de várias instituições desportivas”, assevera.
E o Grémio Sportivo Castilho é um dos que se encontra profundamente lesado por tais procedimentos. Por isso, prossegue, está determinado em esgotar todas as instâncias da justiça desportiva e da justiça comum, para fazer valer os seus direitos. “Na pressa de implantar o projecto de segunda divisão, a ARFSV cometeu vários erros processuais consecutivos, infestando de ilegalidade as provas que vem sendo realizadas, entre os quais, a ausência de uma análise do nível do futebol de S. Vicente para avaliar a pertinência da criação da 2ª Divisão”, argumenta Joaquim Xavier Pinto.
O presidente do Castilho indica ainda que a ARFSV criou, anunciou e implantou na mesma época - 2007/2008 a segunda divisão, quando esta deveria ser anunciada com a antecedência de uma ou duas épocas, de modo a permitir que os clubes tivessem tempo para se prepararem para evitar descida.
Pinto lembra que a ARFSV, enquanto órgão executivo, liderou todo processo, confundindo-se com a assembleia de clubes e usando da competência desta, e criou de forma atabalhoada e ilegal a 2ª divisão. “Pela controvérsia gerada, a época futebolística chegou ao fim sem que os clubes soubessem se iria haver descida ou não, se iria haver alargamento ou não do número de equipas participante da 1ª divisão”.
Mais, diz, tal decisão só podia ser tomada pela assembleia de clubes e não pela direcção da ARFSV por não ser da sua competência, motivo pelo qual a criação da 2ª divisão é no mínimo ilegal. E são esses argumentos que fundamento o recurso que o Castilho interpôs junto do Conselho Jurisdicional, que entretanto ainda não reagiu. Mesmo assim, a ARFSV prossegue com o seu calendário de provas, tendo agendado o arranque do regional para amanhã, 20, com exclusão do Castilho.
De acordo com Pinto, por não pactuar com a forma como decorrer as coisas, que trazem enormes prejuízos morais e materiais, o clube que dirige decidiu suspender a sua participação em todas as provas da ARFSV até que o seu recurso conheça um desfecho.
Constânça de Pina-Asemana

HOME

No comments:

Post a Comment