Monday, December 1, 2008

Luís Fernandes vence torneio 21º aniversário da Associação de Xadrez de São Vicente

Mindelo, 01 Dez. (Inforpress) - O xadrezista mindelense Luís Fernandes conquistou, domingo, o torneio 21º aniversário da Associação de Xadrez de São Vicente (AXSV), prova que reuniu quatro praticantes das ilhas de São Vicente e Santiago.
Para além de Luís Fernandes, participaram na prova Alessandro Mazzoni, italiano radicado no Mindelo, António Monteiro e José Domingos, este dois últimos da ilha de Santiago.
Disputado na modalidade de todos contra todos, Luís Fernandes empatou com Alessandro Mazzoni, na primeira jornada, e venceu os xadrezistas da Praia na segunda e terceira jornadas.
Na segunda posição classificou-se o praiense José Domingos com um empate, uma vitória e uma derrota, Alessandro Mazzoni foi terceiro e António Monteiro o quarto classificado.
Luís Fernandes, 42 anos, aprendeu a jogar xadrez na Praia, durante a adolescência e foi ali que venceu, em 1989, o seu primeiro torneio, então organizado pela CERIS.
É considerado pelos seus adversários o melhor jogador de São Vicente da actualidade e têm vencido todas as provas em que participa.
Ainda no âmbito dos seus 21 anos, a AXSV trouxe a Cabo Verde, pela primeira vez, um Grande Mestre do xadrez. Trata-se do português António Fernandes, 46 anos, 12 vezes campeão de Portugal e 11 vezes campeão em partidas rápidas, modalidade em que detém o record de Portugal, entre muitos outros títulos.
“Uma referência do xadrez lusofóno”, como o definiu o secretário da direcção da AXSV, Francisco Carapinha.
Durante a sua estada no Mindelo, o Grande Mestre, título máximo do xadrez internacional, participou em simultâneas com alunos do ensino secundário, assistiu e comentou os jogos do torneio e participou, com mais 10 xadrezistas, num torneio de partidas rápida, que venceu.
Nesta competição, Eder Semedo, de São Vicente, classificou-se na segunda posição e o praiense José Domingos foi terceiro.
Inforpress

No comments:

Post a Comment