Monday, December 1, 2008

Cabo Verde vai participar na 53ª edição da corrida São Silvestre de Angola


Cabo Verde vai participar na 53ª edição da corrida São Silvestre, que se disputa no dia 31 de Dezembro, em Luanda. A prova está orçada em 300 mil dólares americanos e tem como meta o estádio nacional da Cidadela, que substitui assim o anterior Coqueiros, anuncia a Angop.

O orçamento global foi disponibilizado pelo Governo angolano e as inscrições terminam no dia 26 de Dezembro. De acordo com o presidente da Federação Angolana de Atletismo (FAA), Carlos Teixeira, já estão garantidas a presença de seis países, Zâmbia, Cabo Verde, Moçambique, Quénia, Zimbabué e Portugal.
Quanto à representação angolana, diz Teixeira, estará a cargos dos atletas Avelino Dumbo e Ernestina Paulino, orientados pelo técnico Lazaro João, que estão a efectuar a preparação na província da Huíla.
A expectativa é de que esta prova venha a movimentar cerca de cinco mil pessoas. A edição 2008 da Corrida São Silvestre tem como inovações a disputa da Mini-Corrida das Famílias (percurso reduzido), bem como o retorno da final ao Estádio da Cidadela Desportiva, que deixou de acontecer em 2004. Esta decisão, segundo o presidente da FAA visa envolver um maior número de populares neste certame.
Os corredores vão utilizar chips electrónicos para melhorar o sistema de classificação, depois da primeira experiência em 2004. Já a premiação mantém-se os 10 mil dólares para os vencedores em ambas as classes, oito, seis, quatro e três para os seguintes.
Estão ainda reservados prémios para os atletas angolanos federados e não federados (três, dois e um mil dólares), em masculinos e femininos, e ainda para atletas portadores de deficiência e veteranos. Ainda com o propósito de atrair maior número de participantes, a organização do evento anunciou o sorteio de uma viatura, e outros brindes, tais como mochilas e t-shirts.
A edição 2007 da Corrida São Silvestre em Angola foi ganha pelo o queniano Elijah Nyabuti, com o tempo de 46:35 minutos. O angolano João Ntyamba, que já se retirou das pistas, ficou em terceiro com 47:56. Em feminino, Grac Momany (Quénia) triunfou com 53:13 minutos, enquanto Teresa Tchicolili (Angola) acabou em terceiro (56:36).
Asemana

No comments:

Post a Comment