
Cabo Verde vai participar na 53ª edição da corrida São Silvestre, que se disputa no dia 31 de Dezembro, em Luanda. A prova está orçada em 300 mil dólares americanos e tem como meta o estádio nacional da Cidadela, que substitui assim o anterior Coqueiros, anuncia a Angop.
O orçamento global foi disponibilizado pelo Governo angolano e as inscrições terminam no dia 26 de Dezembro. De acordo com o presidente da Federação Angolana de Atletismo (FAA), Carlos Teixeira, já estão garantidas a presença de seis países, Zâmbia, Cabo Verde, Moçambique, Quénia, Zimbabué e Portugal.
Quanto à representação angolana, diz Teixeira, estará a cargos dos atletas Avelino Dumbo e Ernestina Paulino, orientados pelo técnico Lazaro João, que estão a efectuar a preparação na província da Huíla.
A expectativa é de que esta prova venha a movimentar cerca de cinco mil pessoas. A edição 2008 da Corrida São Silvestre tem como inovações a disputa da Mini-Corrida das Famílias (percurso reduzido), bem como o retorno da final ao Estádio da Cidadela Desportiva, que deixou de acontecer em 2004. Esta decisão, segundo o presidente da FAA visa envolver um maior número de populares neste certame.
Os corredores vão utilizar chips electrónicos para melhorar o sistema de classificação, depois da primeira experiência em 2004. Já a premiação mantém-se os 10 mil dólares para os vencedores em ambas as classes, oito, seis, quatro e três para os seguintes.
Estão ainda reservados prémios para os atletas angolanos federados e não federados (três, dois e um mil dólares), em masculinos e femininos, e ainda para atletas portadores de deficiência e veteranos. Ainda com o propósito de atrair maior número de participantes, a organização do evento anunciou o sorteio de uma viatura, e outros brindes, tais como mochilas e t-shirts.
A edição 2007 da Corrida São Silvestre em Angola foi ganha pelo o queniano Elijah Nyabuti, com o tempo de 46:35 minutos. O angolano João Ntyamba, que já se retirou das pistas, ficou em terceiro com 47:56. Em feminino, Grac Momany (Quénia) triunfou com 53:13 minutos, enquanto Teresa Tchicolili (Angola) acabou em terceiro (56:36).
Asemana
No comments:
Post a Comment