Tuesday, December 2, 2008

Recordista mundial desafia cabo-verdianos para o atletismo


A firma Carlos Veiga Lda, aventura, agora, no desporto, e para além de querer ser uma parceira do desporto cabo-verdiano, avança com a realização da 1.ª edição de uma Meia Maratona Internacional, na cidade da Praia. É já no dia 7 de Dezembro.

Já participou em vários jogos olímpicos e campeonato da Europa. Bateu recorde mundial nos 20 quilómetros, em 1991, e neste momento está a preparar a meia Maratona promovida pela firma Carlos Veiga Lda., em colaboração com a Federação Cabo-verdiana de Atletismo no dia 7 de Dezembro, para assinalar as bodas de prata da companhia.
Ex-atleta do Sporting Clube de Portugal, Dionísio Castro, quer passar aos jovens cabo-verdianos o seu percurso e trajecto como incentivo.
O recordista nasceu numa família pobre, mas com tanto sacrifício acabou por ser um grande atleta. "Vale a pena o sacrifício, vale a pena acreditar porque se a assim for a maior parte dos jovens cabo-verdianos terão um futuro muito grade", deseja.
Conforme o nosso entrevistado, o cabo-verdiano tem muita cultura do futebol, mas aconselha os jovens a apostarem também no atletismo, como uma boa opção. Vantagem à partida: é menos custoso.
"O atletismo não é muito caro. Não são dispendiosos os materiais para correr", garante o recordista que está a cooperar com a firma Carlos Veiga Lda, na preparação da Meia Maratona, evento que assinala os 25 anos daquela empresa.
Para já, a organização apela a uma participação massiva. "É assim, quem não quer correr, pode caminhar: quem não quiser caminhar, pode marchar e toda gente vai ter direito a prémio", garante.
Dionísio Castro acredita que a Meia Maratona será um sucesso, e admite mesmo que pode até ser uma "loucura": "pelos contactos a Meia Maratona já é uma loucura".
O recordista mostra-se aberto em apoiar os atletas cabo-verdianos que queiram optar pelo atletismo e assegura que o futuro está com os jovens. "E podem contar comigo no que posso fazer para serem bons corredores", manifesta, deixando claro a sua intenção de investir no sector do desporto, em Cabo Verde.
Actualmente Dionísio Castro é agente da FIFA e representa dois jogadores cabo-verdianos. O internacional cabo-verdiano Dady que milita no Ossasuna, de Espanha e Semedo, do Rio Aves, de Portugal.
Dionísio acredita que se pode descobrir talentos no futebol cabo-verdiano e deixa saber que conhece que existem talentos.
Atleta português, Dionísio Castro nasceu a 22 de Novembro de 1963, no concelho de Guimarães. Oriundo de uma família de oito irmãos, Dionísio e o seu irmão gémeo, Domingos, cedo começaram a ganhar notoriedade na prática do atletismo, em Portugal.
As prestações dos dois gémeos despertaram o interesse do Sporting Clube de Portugal e, em 1984, aos 21 anos, assinaram um contrato profissional com o clube, treinado pelo então técnico Mário Maria Pereira.
A ascensão de Dionísio Castro verificou-se logo na primeira época ao serviço do clube lisboeta, colocando-se entre os melhores atletas de fundo, em Portugal.
Dois anos mais tarde, em 1986, subiu para o escalão de categoria internacional, melhorando sucessivamente os seus recordes pessoais nas provas de 5000 e 10.000 metros.
Além das prestações na prova de pista, destacou-se também nas provas de corta-mato, onde conseguiu o título de campeão nacional em 1987.
A sua carreira teve os seus pontos altos no início da década de 90, quando bateu o recorde do mundo da prova de 20 quilómetros em estrada, na localidade francesa de La Flèche, com o tempo de 57m18s, juntando o seu nome aos de Carlos Lopes e Fernando Mamede, como os atletas portugueses masculinos que já bateram recordes mundiais em provas de meio fundo e fundo, em atletismo.
Recorda-se que a Meia Maratona da Carlos Veiga Lda, está aprazada para o próximo dia 7 de Dezembro, na cidade da Praia. "O evento pretende ser igualmente um momento de festa para todos", informa um despacho da firma aniversariante que irá agraciar a Federação Cabo-verdiana de Atletismo com dois pórticos, para partidas e chegadas, avaliados em cerca de 600 contos cabo-verdianos.
Expresso das Ilhas

No comments:

Post a Comment