Monday, January 12, 2009

DESPORTO: Perspectivas para 2009

A legislação desportiva, com ênfase na revisão da Lei de Bases do Sistema Desportivo, a formação dos diversos agentes desportivos e a construção de novas infra-estruturas desportivas, "vão ser os pilares para o desenvolvimento desportivo neste ano de 2009". "A nossa grande aposta vai ser sem dúvidas a revisão da Lei de Bases do sistema Desportivo, porque temos a consciência de que a lei existente está desfasada da realidade", referiu o Director-geral dos Desportos, Inácio de Carvalho, garantindo no entanto, que a DGD vai continuar a "apostar forte" na vertente formação, promovendo e patrocinando iniciativas das diversas estruturas do desporto. Inácio de Carvalho afiançou ainda que o Governo "vai manter a sua política de comparticipação nos custos de construção das infra-estruturas desportivas".
O Orçamento do Estado para o sector do desporto conheceu um aumento significativo, o que terá reflexos na qualidade competitiva das diversas modalidades desportivas praticadas no país. O Director-geral congratula-se com esse facto e sem abrir o jogo em relação ao rateio a ser feito para as diversas federações vai avisando que "o certo é que as Associações Regionais terá um aumento em relação à fatia que temos estado a disponibilizar, tendo em conta que elas trabalham com um numero elevado de atletas", rematou Inácio de Carvalho.
O Conselho Nacional de Desporto, que esteve inactivo durante todo o "consulado" de Américo Nascimento será reactivado já no primeiro trimestre deste ano e terá como primeira missão a análise da nova Lei de Bases do Sistema Desportivo. O Desporto Escolar que também foi esquecido durante esse tempo será redinamizado e para o efeito a DGD já se encontra no terreno à procura de parcerias para pôr os alunos a praticarem desporto de forma organizada.
Os desportos náuticos vão merecer também uma atenção especial do Governo. A garantia foi dada pelo Ministro-adjunto do Primeiro-Ministro e da Juventude e Desportos, Sidónio Monteiro, na abertura da acção de formação de formadores realizada no passado mês de Dezembro no Centro de Estágios da Federação Cabo-verdiana de Futebol, na cidade da Praia. Sidónio Monteiro afirmou na altura, que um país arquipélagico tem que se voltar para o mar. "Não concebemos o desenvolvimento do desporto em Cabo Verde apenas em áreas que não têm nada a ver com o mar. Tivemos recentemente um exemplo claro das potencialidades existentes, com a conquista de um título mundial por parte de um cabo-verdiano, e isto para nós é um sinal claro de que deverá haver uma aposta firme nos desportos náuticos", realçou na ocasião.
O governante disse também que haverá um maior engajamento da DGD, na organização do circuito mundial de wind surf, que terá lugar no mês de Fevereiro, na ilha do Sal. "Isto para mostrar claramente, que queremos voltar-nos um pouco mais para a nossa realidade, porque nós somos um país oceânico e como tal temos também recursos naturais que devemos aproveitar na perspectiva do desenvolvimento do turismo", sublinhou o ministro.
Os praticantes das modalidades dos desportos náuticos de todos os pontos do país deverão reunir-se com representantes da Administração Pública desportiva no dia 10 de Fevereiro, para a analisar e perspectivar o desenvolvimento das modalidades náuticas.
Outras modalidades
Fazendo agora a perspectiva de cada modalidade em concreto, começando por Andebol, a presidente da Federação, Filomena Fortes diz claramente que vão continuar a sonhar, porque "estamos sempre em dependência da aprovação ou não do nosso plano de actividades".
A FCA pretende em 2009 organizar torneio em todos os escalões visando a participação em 2010, nos Jogos Desportivos da CPLP, e por isso, "torna-se necessário realizar um trabalho sistemático com os escalões inferiores", referiu Filomena Fortes que diz no entanto que "se for cumprida a promessa de redinamizar o Desporto Escolar, as coisas poderão tornar-se mais fáceis para o Andebol".
No Atletismo, a realização do Campeonato Nacional de Pistas "é prioridade das prioridades", defende o presidente da Federação, António Ramos que destaca também as competições internacionais, que do seu ponto de vista servem como estimulo para aqueles que no dia a dia trabalham arduamente para estarem em forma para poderem participar nas diversas provas. Assim, a FCA pretende participar nos Jogos da Lusofonia "Lisboa 2009", no Mundial de Atletismo marcado para o mês de Agosto em Berlim e a participação no Congresso Internacional da IAAF.
O Basquetebol arranca o ano participando no Torneio da Zona II do CSDA, em masculinos e femininos, embora a selecção sénior masculina se encontre já qualificada para o AFROBASKET que este ano terá lugar na Líbia. Mas para estar na CAN a equipa feminina é obrigada a participar na eliminatória. O Basket nacional vai marcar presença nos Jogos da Lusofonia "Lisboa 2009" e tentar marcar presença nas competições da Zona II em sub 16 e sub 18.
Em relação às competições internas um dado é certo: "o figurino implementado no campeonato de 2008 não será utilizado neste ano".
No Boxe, o Campeonato Nacional será realizado pela primeira vez na ilha do Sal e deverá contar também com a participação de pugilistas de Santo Antão e do Fogo, onde serão lançadas bases para a criação de Associações Regionais.
A Federação Cabo-verdiana de Boxe vai apostar forte na formação, sobretudo na área de arbitragem, com o objectivo de introduzir o "score machine", equipamento de contagem de pontos que há muito tempo se encontra em Cabo Verde.
A nível internacional, a FCB pretende participar no Torneio da Zona II que terá lugar em Abril deste ano na Guiné Conacri e participar no Campeonato Africano agendado para o mês de Julho em Benin, para tentar a qualificação para o Mundial de Itália agendado para o mês de Setembro.
A estruturação das selecções residentes com vista a participação no Torneio de Sub 20 da CPLP, que terá lugar no mês de Abril em Brasília e nos Jogos da Lusofonia agendados para o mês de Julho em Lisboa, são os pontos de destaque no programa competitivo da Federação Cabo-verdiana de Futebol. A nível da formação a FCF vai dar uma atenção especial aos quadros técnicos, porque segundo Mário Semedo, a Federação pretende arrancar com o licenciamento dos treinadores, porque "é de extrema importância definir quem é quem a esse nível".
A FCF perspectiva também iniciar a obra do Centro de Estágios de São Vicente ainda este mês e ainda no decurso deste ano avançar com a discussão do novo figurino para o Campeonato Nacional de Futebol.A Federação Cabo-verdiana de Ténis pretende neste ano de 2009 desenvolver um programa de formação de treinadores de nível 2, sensibilizar as Câmaras Municipais no sentido de construírem campos municipais de ténis e lançar as bases para a implementação da modalidade noutras Regiões Desportivas do País.
No Voleibol, a Federação pretende marcar presença nos Jogos da Lusofonia "Lisboa 2009", com a selecção sénior masculino e com duplas de voley de praia, em masculinos e femininos.
A realização do Campeonato Nacional, a formação a nível de classificadores e tentar colocar um dirigente cabo-verdiano na Confederação Africana, são os principais objectivos do Comité Paralímpico Cabo-verdiano para este ano de 2009.
Expresso das ilhas

HOME

No comments:

Post a Comment