Friday, February 6, 2009

Futebol: Selecção Nacional realiza último treino - Cuca lesionado fica de fora


Mindelo, 06 Fev (Inforpress) - A selecção nacional de futebol realizou esta manhã, o último treino antes do jogo de sábado com a selecção do Senegal, amistoso de preparação da equipa senegalesa para Copa de África das Nações de jogadores residentes (CHAN).
Dos 20 convocados há uma baixa a registar, o avançado Cuca, 19 anos, do GDR Bairro, está lesionado e “em princípio” vai ficar fora do embate com o Senegal.
No último dos oito treinos realizados no estádio “Adérito Sena”, palco do jogo de amanhã, 15:30 horas, a equipa técnica liderada por João de Deus, privilegiou esta manhã exercícios de velocidade de reacção e afinação de esquemas tácticos.
Lúcio Antunes, porta-voz da equipa técnica, disse a Agência Inforpress estar convencido de que os objectivos preconizados com o micro ciclo de treinos realizado no Mindelo foram “plenamente cumpridos”.
“Iniciamos o micro ciclo com a organização defensiva, a seguir passamos para a transição defesa/ataque e por fim trabalhamos a organização ofensiva e alguns esquemas tácticos, bolas paradas a favor e contra como livres e cantos e acho que o programa de semana foi cumprido e a equipa está minimamente preparada para fazer um bom jogo”, explicou o treinador.
A equipa técnica está, igualmente, agradada com a resposta dos jogadores e Lúcio Antunes avança que alguns novos se constituíram em “agradáveis surpresas” pela vontade, carácter e disponibilidade que demonstraram.
“Esperamos ter amanhã uma equipa essencialmente organizada, que quando não tiver a bola jogue junta e com linhas bem próximas, com zonas de pressão bem definidas e que quando a tiver procure ter um futebol amplo e largo, apoiado”, explicou.
Relativamente ao adversário, Lúcio Antunes aponta o Senegal como uma equipa com qualidades e potencialidades e que só depois de 90 minutos se saberá se o que foi trabalhado no Mindelo pela selecção de Cabo Verde resultou ou não.
Espera, por fim, um “forte apoio” do público, tanto mais que há muito que a selecção não joga em São Vicente.
“É uma oportunidade num jogo amistoso de a selecção jogar em São Vicente e esperamos um público em massa, que puxe pela selecção, mas queremos, essencialmente, uma equipa que puxe pelo público”, concluiu o treinador adjunto Lúcio Antunes.
Em representação dos futebolistas, o capitão Dário, 30 anos, médio do Sporting da Praia, considera que o grupo tem qualidade e que nesta semana de trabalho demonstrou empenho e vontade em representar o país.
“Povo de Cabo Verde pode esperar empenhamento e vontade de jogar e de mostrar valor pois, mesmo com esse tipo de convocatória a selecção tem qualidade e um leque vastos de escolhas”, explicou Dário que não promete, no entanto, a vitoria, antes, empenhamento, dedicação e atitude para construir um bom resultado, já que o grupo está forte e unido.
“Público de são Vicente é sempre festeiro e uma certeza amanhã: vamos ter batucada o que nos vai motivar ainda mais dentro do campo”, concluiu o capitão da selecção nacional.
O jogo de amanhã será o 19º confronto entre as selecções de Cabo Verde e do Senegal no período pós-Independência Nacional.
Cabo Verde venceu quatro dos 18 jogos já disputados, empatou dois jogos e foi derrotado nos restantes 12.
O primeiro desses embates ocorreu em Janeiro de 1979.
Inforpress

HOME

No comments:

Post a Comment