Friday, March 20, 2009

CPLP: Cabo Verde na Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto

Praia, 18 Mar (Inforpress) - Cabo Verde estará representado na Conferência dos Ministros da Juventude e do Desporto da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), que decorre de 19 a 22 deste mês, em Lisboa (Portugal), por uma delegação chefiada pelo ministro da tutela, Sidónio Monteiro.
Abordagem dos assuntos relacionados com a juventude e a preparação dos Jogos Desportivos da CPLP a nível dos sub-16 agendados para 2010 em Moçambique, constituem alguns pontos da agenda dos trabalhos da Conferência, que irá debruçar-se, sobretudo, sobre os II Jogos da Lusofonia, que se realizam em Julho próximo, em Portugal.
O governante cabo-verdiano responsável pela pasta do Desporto considera importante esta questão, com o argumento que alguns países carecem de financiamento para suportar as despesas resultantes de duas competições desportivas a nível desta Comunidade.
Sidónio Monteiro evoca que, ano transacto, alguns países levantaram interrogações em relação à realização destes dois eventos desportivos, face a problemática dos recursos no seio da CPLP.
A este propósito, o ministro avançou que essa questão vai ser objecto de discussão num debate sobre o tema “Jogos da CPLP e Jogos da Lusofonia, que relação?”
Trata-se de uma questão a ser resolvida nesta assembleia para se saber se a CPLP irá continuar com os dois eventos desportivos - Jogos da CPLP e Jogos da Lusofonia - ou se irá preservar apenas a primeira prova, destinada aos sub-16.
Recorde-se, o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) já confirmou a presença da delegação cabo-verdiana nos II Jogos da Lusofonia, que se realiza de 11 a 19 de Julho, em Lisboa.
A delegação crioula perspectiva integrar as modalidades de basquetebol (masculino e feminino), futebol, voleibol e voleibol de Praia (masculino e feminino), judo, taekwondo e atletismo, totalizando a participação, só em atletas, estimada em mais de uma centena de jovens, sendo a maior comitiva desportiva de sempre do arquipélago a participar numa competição no exterior.
Inforpress

HOME

No comments:

Post a Comment