Tuesday, March 24, 2009

Mantorras e retrospecto negativo no caminho de Cabo Verde contra Angola


Os defesas crioulos devem ficar atentos pois Pedro Mantorras comandará o ataque da selecção de Angola no confronto contra Cabo Verde, nesta quarta-feira, 25, às 13h45 , na cidade de Faro, sul de Portugal. O jogador do Benfica foi confirmado pelo técnico Mabi de Almeida neste que será o quinto embate entre os combinados lusófonos.

Mantorras estava afastado dos “Palancas Negras” há oito meses e garante que quer recuperar a boa forma e os golos. Um tempero a mais para o importante encontro. Os atletas Zwela (Skoda da Grécia) e Garcia Luwamo (RKC Waalwik da Holanda) também actuarão.
Já os escolhdos pelo seleccionador João de Deus, além de mostrarem que já se recuperaram da eliminação precoce nas eliminatórias do CAN e Mundial de 2010, vão ter que quebrar um incómodo retrospecto negativo. É que nas quatro partidas anteriores frente a Angola – nenhuma delas oficial – a selecção perdeu três e venceu apenas uma.
O “marco inicial” da rivalidade foi numa competição comemorativa do aniversário da independência de Cabo Verde, disputada na Praia, em 1978. Na ocasião, os “Palancas” bateram os cabo-verdianos por 1 a 0. Sete anos depois, em 1985, as equipas enfrentaram-se no torneio do Mindelo e o placar não saiu do zero. Nas grandes penalidades, os angolanos levaram a melhor (4 a 3).
Alhinho estava do outro lado na vitória crioula
O triunfo solitário de Cabo Verde aconteceu no ano 2000. Na preparação para a qualificação do Mundial de 2002, os “tubarões azuis” comemoraram e deram o troco nas grandes penalidades, 3 a 2, após o marcador apontar 1 a 1. O curioso é que Carlos Alhinho comandava o combinado de Angola.
Cinco anos mais tarde, em 2005, os selecções nacionais entraram no relvado em Amadora, Portugal. Os “Palancas Negras” venceram por 2 a 1, com um golo de Pedro Mantorras. Agora é esperar e torcer pelo sucesso do futebol das ilhas em Faro.
Fonte: Angola Press
Asemana

No comments:

Post a Comment