Wednesday, April 22, 2009

Amputação da segunda perna atira “Papa di Sacorro” para cadeira de roda

***Por Jaime Rodrigues da Inforpress***
São Filipe, 20 Abr. ( Inforpress ) – Quis o destino que o dia da inauguração da primeira fase da sede social do Botafogo Futebol Club, agremiação desportiva com melhores palmarés a nível da Ilha, em homenagem a um dos seus maiores atletas, coincidisse com a amputação da segunda perna de Papa di Sacorro, aquele que ao longo dos anos, como jogador e dirigente, ajudou a equipa a construir o seu património.
A inauguração, ocorrida a 17 de Abril, podia ter uma dimensão bem maior mas foi ensombrada com a triste notícia da amputação da perna esquerda de Simão Mendes, conhecido no meio desportivo por “Papa di Sacorro”, um dos obreiros do percurso do Botafogo.
Menos de três anos depois de ter sido amputada a perna direita, facto que não o impediu de continuar ligado ao mundo desportivo, treinando equipas como Botafogo e Atlântico, Papa acaba de perder a outra perna, estando neste momento hospitalizado no serviço de ortopedia do Hospital Agostinho Neto.
Originário de uma família humilde, “Papa di Socorro” é uma das figuras mais conhecidas na Ilha e fora dela.
Nascido a 16 de Março de 1950 na cidade de São Filipe, Papa passou por várias fases de vida. Foi trabalhador, zelador e pescador, antes de prestar o serviço militar obrigatório, que o levou a Angola no período colonial, 1971 e 1973.
Como desportista, foi jogador de futebol e tornou-se numa figura pública. Antes do serviço militar, jogou nas equipas dos Vulcânicos, Juventude e depois no Botafogo.
Durante 17 anos serviu as cores do Botafogo. Foi 11 vezes campeão regional (oito vezes consecutivos), oito vezes melhor marcador do regional, conquistou por seis vezes consecutivos o torneio de São Filipe.
Foi uma vez campeão nacional e três vezes vice-campeão, defrontando equipas como Mindelense, Sporting e Boavista, as melhores equipas dos anos 70/80.
Como treinador foi três vezes campeão regional pelo Botafogo. Treinou os Vulcânicos por varias épocas. Ao serviço de este clube, sagrou-se campeão regional e chegou às meias-finais do Nacional. Foi também treinador do Juventude e, recentemente, de Valência e Atlântico, esta última, do segundo escalão do campeonato regional do Fogo.
Foi funcionário da EMPA, deputado municipal e vereador da câmara municipal de São Filipe, presidente da comissão de moradores e de tribunal de zonas.
Na sequência das complicações de saúde provocadas pela diabete, há três anos perdeu uma perna tendo sido evacuado para Portugal onde lhe colocaram prótese. Agora lhe amputaram-lhe outra perna, o que o colocou em uma cadeira de rodas.
Com a mesma determinação e optimismo com que encarou as partidas de futebol que fez dele um verdadeiro

***Por Jaime Rodrigues
Inforpress

1 comment:

  1. obrigado Papa,por tudo k protogunisaste nesta vida e principalmente pa kel Homi k nho e hoje...do passa txeu tempo djuntu...do convive txeu...Nho xinam txeu...se hoje me e o k me e e pamodi Nho...Forca nessa nova caminhada, estamos juntos... I LOVE YOU...4ever....

    ReplyDelete