Monday, July 6, 2009

Ruben Sança sonha com medalhas nos Jogos da Lusofonia


O atleta radicado nos EUA vai representar Cabo Verde nos 2º Jogos da Lusofonia, de 10 a 19 de Julho, em duas provas na modalidade de atletismo.


Ruben Sança vai competir a 13 de Julho nos 1.500 ou 5.000 metros, no Estádio Universitário de Lisboa. No dia 19 segue-se a prova de 10 quilómetros em estrada.
“Se estiver ao meu melhor, penso que posso chegar às medalhas. Os primeiros Jogos foram em 2006, por isso a competição tornou-se cada vez maior”, afirmou o atleta à página da Universidade de Massachusetts Lowell, onde estuda.
O convite surgiu num e-mail que Sança recebeu no início de Junho, enviado por António Ramos, presidente da Federação Cabo-verdiana de Atletismo. “Estou realmente muito feliz por ter a oportunidade de ir aos Jogos da Lusofonia”, garante o jovem.
Sança esteve lesionado e só voltou aos treinos há um mês, depois de falhar o campeonato dos EUA ao ar livre devido a uma lesão nas costas. No sábado, 4 de Julho, o atleta de 20 anos vai voltar à competição, ao correr as duas milhas (cerca de 3,2 quilómetros) da "John Carson Two-Mile”, na cidade de Chelmsford. “Vai ser o meu primeiro teste”, explica.

Meio-fundista já sonha com Jogos Olímpicos

No dia 9, Sança parte para Lisboa e promete actualizar diariamente o seu “blog” nos Jogos da Lusofonia. “Primeiro quero simplesmente ganhar experiência internacional e correr contra pessoas de outros países”, diz o cabo-verdiano.
Mas Sança acredita que uma boa prestação em Lisboa pode levar a uma presença com as cores de Cabo Verde nos Mundiais de Pista Coberta em Março e nos Campeonatos Africanos, no próximo ano.
E o meio-fundista pensa já também em representar Cabo Verde nos Jogos Olímpicos de 2012. “É muito difícil porque os atletas de Cabo Verde são escolhidos através de um sistema de wild card. Mas se eu conseguir voltar à forma em que estava durante a temporada em pista coberta, penso que tenho boas hipóteses”, diz Sança.
Antes da lesão, o atleta estava em grande forma e os seus quatro títulos individuais ajudaram a Universidade de Massachusetts Lowell a vencer três campeonatos regionais nos EUA. Para o ano, Sança espera brilhar no “NCAA Championship”, a principal competição universitária do atletismo norte-americano, enquanto, claro, termina o seu mestrado em Administração de Empresas.

Asemana

Criolosports Featured Athlete



HOME

No comments:

Post a Comment