Saturday, October 10, 2009

FUTEBOL: incumprimento no pagamento de salário obriga Seleccionador a despedir-se de Cabo Verde


O Seleccionador Nacional de Futebol pode deixar Cabo Verde em finais deste mês. João de Deus não recebe o seu salário há cerca de um ano devido ao incumprimento do patrocinador da Federação Cabo-verdiana de Futebol, que no início de 2008 firmou um contrato de patrocínio para garantir o vencimento do técnico durante um período de 3 anos.
O técnico português foi contratado pela Federação Cabo-verdiana de Futebol em Abril do ano passado, para assumir a Direcção Técnica Nacional e o cargo de Seleccionador Nacional de Futebol, no âmbito de um contrato com uma empresa nacional, assinado em Abril de 2008, que tinha como objecto garantir o salário do treinador durante a vigência da primeira fase do projecto "Cabo Verde 2008/2014".
Nos primeiros meses o processo decorreu normalmente, mas partir do mês de Novembro do ano passado as coisas complicaram-se porque o patrocinador deixou simplesmente de colocar a verba estipulada na conta da FCF, nos termos do acordo firmado entre as partes.
De acordo com uma fonte bem posicionada, desde o primeiro incumprimento, a FCF tentou uma explicação junto do patrocinador sobre a demora na realização do desembolso, recebendo a resposta que tudo tinha a ver com a crise internacional e que a normalidade seria resposta quanto antes. Só que o tempo foi passando e o seleccionador, que tem família e despesas pessoais não via nunca a cor do dinheiro. A dívida ronda neste momento os 10 mil contos.
O Expresso das Ilhas sabe que a FCF tentou socorrer-se de proeminentes personalidades da vida pública cabo-verdiana no sentido pressionar o conhecido empresário da praça a honrar com os seus compromissos, mas os esforços não surtiram o efeito desejado.
Antes de assumir a Direcção Técnica nacional da FCF e o cargo de Seleccionador Nacional, João de Deus já tinha elaborado um projecto "Cabo Verde 2010 / 2014", que estabelecia todos os parâmetros, para uma possível participação, numa das montras do futebol mundial.
O técnico português organizou a Direcção Técnica Nacional, realizou cursos de treinadores de nível zero em vários pontos do País, promoveu o primeiro curso de licença sob a égide da CAF, criou o banco de dados do futebol cabo-verdiano, organizou os estágios aquisitivos na categoria de sub 18, desenvolveu um modelo de jogo para as selecções e elaborou o projecto do novo modelo competitivo para o futebol cabo-verdiano. Dos 13 jogos à frente da Selecção Nacional venceu 7, empatou 3 e perdeu 3.
Antes de rumar para Portugal, onde deverá arranjar um clube, João de Deus desloca-se no dia 16 deste mês ao Cairo, a convite da CAF, para um encontro com os treinadores anglófonos, com o objectivo de socializar a experiencia de Cabo Verde em matéria de formação de treinadores "Licença C".
No mês de Novembro, mais uma vês por indigitação da CAF, João de Deus deverá deslocar-se a Moçambique para organizar o primeiro curso Licença C, naquele País lusófono.

Expresso Das Ilhas

HOME

No comments:

Post a Comment