Thursday, December 31, 2009

CORRIDA DE S. SILVESTRE EM SÃO VICENTE: Atletas de “outras ilhas” impedidos de correr


Os atletas das outras ilhas que estejam interessados em disputar a tradicional corrida de São Silvestre na cidade do Mindelo serão impedidos, este ano, de fazer a sua inscrição. Só os corredores de Santo Antão, que estão abrangidos pela associação de atletismo de S. Vicente podem participar na prova.

Segundo Arlindo Fonseca, a organização do evento tomou essa medida para proteger e estimular os desportistas mindelenses, dado que essa competição é uma prova de carácter local, e não nacional. Além do mais, Fonseca acha que as associações de outras ilhas andam a abrir mão das suas responsabilidades de organizar as provas de São Silvestre, aproveitando o esforço de São Vicente, que realiza essa competição todos os anos.
Com “os nossos principais atletas em debandada para outras ilhas”, “estamos a fazer um trabalho de base. Precisamos proteger estes jovens atletas, dando-lhes a oportunidade de disputarem, entre si, a nossa tradicional prova de São Silvestre”, explica Fonseca.
Pelas estimativas de Arlindo Fonseca, a corrida deste ano deverá contar com a participação de sessenta a setenta corredores, em dois escalões – masculino e feminino. Os valores dos prémios ainda não foram definidos, mas Fonseca confia que o vencedor da prova masculina irá juntar um cheque de cinquenta contos ao troféu conquistado. O primeiro prémio da corrida feminina deverá atingir os vinte e cinco contos.
Fora da ilha de São Vicente apenas os atletas da vizinha Santo Antão, seleccionados antes pela prova de S. Silvestre entretanto realizada na ilha de Santo Antão. E que para permitir a presença dos seus atletas na cidade do Mindelo, a Câmara do Porto Novo antecipou a sua São Silvestre para o dia 29 de Dezembro. Rildo Tavares, Vereador do Pelouro da Juventude e Desportos, que falou a este jornal à hora do fecho desta edição (29) disse que cerca de vinte atletas estavam inscritos para a competição, que devia ser disputada dentro da cidade do Porto Novo, num percurso de cinco quilómetros. Os primeiros classificados terão ainda como prémio a possibilidade de correrem na cidade do Mindelo, no dia 31 de Dezembro.
Dos contactos efectuados com outras autarquias, fica evidente que apenas São Vicente e Santo Antão incluíram a corrida de São Silvestre nos seus planos para o final do ano. Os concelhos da Praia, Sal, Mosteiros, São Filipe e Brava, programaram outras actividades desportivas pela quadra natalícia e inícios de Janeiro.
Na cidade da Praia, por exemplo, a edilidade agendou mais uma edição da “Corrida da Liberdade” para o dia 13 de Janeiro, com a provável participação de milhares de pessoas. No concelho dos Mosteiros, a autarquia marcou para o dia 20 de Janeiro a reinauguração do estádio municipal de futebol, que passou por um processo geral de remodelação, e agora até tem relvado sintético.
Antes desta data histórica, vai acontecer a final do torneio de futebol do escalão sub-18, que envolve seis equipas locais. Quatro clubes – Pai António, Ribeira do Ilhéu, Queimada Trás e Fajãzinha – vão disputar a fase final da competição, que encerra a 3 de Janeiro.
Kim-Zé Brito-Asemana

HOME

1 comment:

  1. keli e so son vicente propi!! pamodi nhos ka ta pidi independencia propi. ti s. anton na trivimento. nhos pidi tambe.

    ReplyDelete