Sunday, January 3, 2010

Capoeira em situação crítica na Assomada

A Capoeira está a passar por um momento crítico, na cidade de Assomada. O número de praticantes passou de 35 para oito e, segundo o professor Beto Acrobata, tudo isso está relacionado com a perda do espaço que a associação Liberdade de Expressão ocupava no liceu local.

“Acontece que os alunos tiveram de passar a pagar uma mensalidade, o que provocou uma debandada por não terem condições financeiras para suportar essa despesa”, explica Beto, clarificando que antes a associação usava o liceu de forma gratuita, por desenvolver um trabalho social de mérito.
Neste momento, a grande preocupação deste professor de Capoeira é saber como é que os seus ex-alunos andam a usar o tempo livre. “Todos sabemos que os jovens tendem a meter-se no mundo das drogas e da delinquência quando se sentem frustrados e não têm uma orientação pedagógica”, elucida. Segundo Beto, o liceu vai construir uma biblioteca no espaço anteriormente usado pela Capoeira, pelo que resta apelar a outras entidades, para que ajudem a associação a encontrar um novo rumo.
Uma das saídas que resta, segundo Beto, é os jovens que seguiram os cursos de arte em cabedal maximizarem essa sua capacidade para gerarem rendimentos. Entre tais jovens, estão alunos da associação, e a esperança é que eles possam assim arranjar dinheiro e pagar as aulas de Capoeira. Apesar deste contratempo, Beto afirma que a “Liberdade de Expressão” tem vindo a desenvolver um bom trabalho na Assomada.
KzB-Asemana

HOME

No comments:

Post a Comment