Sunday, January 17, 2010

Falta de Patrocínio deixa Sporting fora da Liga Africana


O Sporting da Praia, campeão nacional em futebol, não vai participar na Liga dos Campeões Africanos (LCA), porque falta dinheiro para alimentar a ousadia. Os custos de cada eliminatória chegam aos sete mil e 500 contos e o clube não quis inscrever-se na liga sem antes ter garantido um financiador.

Paulo Veiga, presidente do clube leonino da Praia, garantiu ao LANCE que “a situação financeira do país não permitiu ao Sporting” embarcar em mais essa aventura africana. É que “só em passagens aéreas, por exemplo, a viagem até Marrocos de uma comitiva de 25 pessoas custa à volta de três mil e 800 contos. E sem patrocínio, não podíamos inscrever a nossa equipa na liga africana”.
Aquele dirigente lamenta o facto do campeão de Cabo Verde não poder estar na LCA, pois “é o futebol cabo-verdiano que sai a perder”. Mas contra factos não há resistência e o facto é que nenhum clube cabo-verdiano suporta sozinho as despesas de uma prova desta natureza. “O Estado comparticipa com 20 por cento das passagens aéreas, a Federação Cabo-Verdiana de Futebol dá o seu apoio; no entanto, essas ajudas são insuficientes para cobrir os sete mil e 500 contos necessários a cada eliminatória”, realça Paulo Veiga.
Boavista também não se inscreveu
Pelas mesmas razões, financeiras, o Boavista também está fora da prova africana dos vencedores das taças. O clube axadrezado da Praia, detentor da Taça de Cabo Verde, desistiu da competição africana assim que tomou conhecimento dos “custos reais” de cada eliminatória.
“Contávamos com um patrocínio, mas este não se concretizou. E diante dos montantes necessários para cobrir as despesas, achamos melhor não avançar com a inscrição”, realça o vice-presidente do Boavista, César Semedo. Exclusão somada a exclusão, incluindo a de patrocínios, Cabo Verde fica sem qualquer representante nas competições africanas de clubes na época 2009/2010.
Asemana

HOME

No comments:

Post a Comment