Saturday, February 20, 2010

Federação Internacional de Atletismo realiza formação de alto nível em Cabo Verde

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) realiza, de 22 a 26 na cidade da Praia, um curso para certificação de oficiais e técnicos de nível I para os países lusófonos, em parceria com a Federação Cabo-Verdiana de Atletismo.
Ministrada pela “expert” portuguesa, Célia Mendes, esta acção de formação conta com a participação de técnicos da modalidade em representação de Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, países lusófonos integrantes da Centro Regional para o Desenvolvimento/IAAF, com sede em Dakar Senegal.

Pretende-se, com esta formação, realizada pela primeira vez num país lusófono, dotar os participantes de competências que lhes possibilite ajuizar as competições nacionais e internacionais, assegurar um bom conhecimento e compreensão das regras do jogo, assegurar um melhor conhecimento e compreensão das regras das competições da IAAF e munir os técnicos capacitados de métodos para uma apresentação dos aspectos fundamentais da gestão de competições.

De acordo com a programação já estabelecida pelo Departamento de Serviços das Federações membro da IAAF, a formação abarca as vertes teóricas, a decorrer no centro de estágio da Federação Cab-Verdiana de Futebol, e prática, no Estádio da Várzea, abarcando temas como o programa de desenvolvimento da IAAF, filosofia dos juízes, regras de competição, organizações e competições.

O curso centraliza as suas acções particularmente nas técnicas das disciplinas de provas de pistas, saltos, lançamentos, provas combinadas, marcha atlética, provas de corta-mato e de estradas.

No final os candidatos serão submetidos a uma avaliação mediante exames orais e escritos.

O presidente da Federação Cabo-Verdiana de Atletismo, António do Rosário Ramos, disse a Inforpress que se trata de uma formação “extremamente importante” para o desporto cabo-verdiano, conquanto o país vai passar a dispor dos primeiros oficiais técnicos (árbitros, juízes e cronometristas) credenciados pelo organismo que rege o atletismo a nível mundial, IAAF.

Sustenta que o facto de realizar no país permite que, enquanto membro da região lusófona, Cabo Verde tenha maior números de árbitros, oito, na qualidade de anfitrião, enquanto os restantes países participam com dois seleccionados cada.

Ramos avançou que o último dia da formação será dedicado a uma sessão especial, já que o tema “ Organização e Gestão de Competições “ vai ser aberto aos dirigentes federativos e associativos.

SR Inforpress

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment