Sunday, March 21, 2010

Jovens judocas de Cabo Verde competem nos EUA

Jovens judocas de Cabo Verde competem nos EUA

Um grupo de 14 jovens cabo-verdianos praticantes do judo encontra-se nos Estados Unidos para participar da competição internacional “Ocean State 2010”, que se disputa neste fim-de-semana.
Valdir Cabral, judoca cabo-verdiano que reside nos EUA, foi o responsável pela digressão da caravana, que envolve atletas com idades entre os 8 e 23 anos. A média de idade dos participantes crioulos está entre os 15 e 16 anos, disse Cabral a Visãonews.
A competição se realiza na cidade de Warwick, estado oceânico de Rhode Island.
Visãonews apurou que, na véspera da chegada, a caravana não tinha garantia de alojamento, problemas resolvido com a colaboração de algumas famílias cabo-verdianas que aceitaram acolher os jovens nos seus lares.
A prova é disputada nas categorias feminina e masculina, nos escalões juvenis, juniores e seniores. Cabo Verde participa nos escalões juvenis e juniores.

A organização Mayo Quanchi Judo é liderada pelo “Sensei” Serge Bouyssou, filho de outro mestre, que viveu e treinou em outros países, particularmente Japão e França.
Mayo Quanchi Judo promove, por ano, cerca de três a quat4o competições com participação entre 100 a 150 judocas por evento. Os alunos de Mayo Quanchi já representaram a sua academia em outros países como Porto Rico, Itália, França, Japão, Canadá e México.
O encerramento do certame será neste domingo, 21, com um almoço de confraternização.
Judocas cabo-verdianos no “brunch” na CACD
No domingo, os atletas participam, ainda, de uma refeição promovido pela organização cabo-verdiana, CACD, sedeada em 120 High St., na cidade de Pawtucket.
Essa iniciativa, da organização liderada pela Romana Ramos, visa comemorar o dia da mulher cabo-verdiana, celebrado, oficialmente, a 27 de Março.
Entre outras actividades, estão programadas uma sessão de projecção de slides sobre os Contratados cabo-verdianos para São Tomé e Príncipe, a ser apresentada pelo pastor da Igreja do Nazareno, reverendo José Delgado.
Entre os convidados se destacam a Embaixadora de Cabo Verde em Washington, Fátima Veiga, três elementos do conjunto Cabo Verde Show - Manú Lima, Gerard Mendes e René Cabral – que, neste sábado, 20, actuam na Gala da “Escola de Furna da ilha da Brava”. Romana Ramos adiantou a Visãonews que foram também convidados entidades locais e estaduais.
Pedro Chantre - visaonews

No comments:

Post a Comment