Wednesday, April 14, 2010

DIRIGENTE ATENTO FAZ SANTA MARIA BI-CAMPEAO DO SAL

Sal, 12 de Abril - Completado a 9na Jornada do campeonato do Sal, e depois de ter ganho de forma clara a equipa da Verdun por 3 a 1 igualando-se com o mesmo nº ponto com o 1º lugar Académico (16 Pontos), no jogo de sábado, o Sport Clube Santa Maria vira-se para a “secretaria” para ganhar de forma clara e inequívoca os pontos perdidos “em campo” e ao mesmo tempo retirar os do Académico ganhos em campo de forma irregular.

O Sport Clube Santa Maria deu entrada na secretaria do Conselho de Justiça da Associação Regional do Sal de Futebol através de um advogado com largas experiência e serviço prestado nesta especialidade um protesto alegando utilização irregular de um jogador, desde a 6ta Jornada da 2da volta ate a 9na, que, segundo a nota de protesto, se encontrava castigado por suspensão, por lhe ter sido mostrado 3 cartões amarelo, e que automaticamente deveria ficar de fora no próximo jogo e que até hoje não aconteceu.
a) Para enquadrar o protesto, a direcção do Sport Clube Santa Maria invoca o artigo 110º 2b do Regulamento Disciplinar da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF): “Exibição pela terceira vez no decurso de jogos diferentes: pena automática de sus¬pen¬são por 1 jogo.

A direcção do Sport Clube Santa Maria cita ainda o artigo 54º 2a do Regulamento Disciplinar da FCF que diz que a utilização de jogadores castigados com suspensão é considerada “inclusão irregular de jogadores” e determina a punição do clube que o tenha utilizado “com derrota e multa de 15 mil a 25 mil escudos”.

A direcção do Sport Clube de Santa Maria requer que “seja o Académico do Sal punido com derrota e multa nos jogos protestados por inclusão irregular do Jogador, e que os pontos correspondentes aos jogos protestados sejam retirados ao Infractor e atribuídos aos Adversários”.

Irregularidade do tipo aconteceu no inicio desta época com a equipa protestante que perdeu na secretaria a Super Taça por ter utilizado um jogador irregular, e reconheceram publicamente o erro por não ter averiguado o cadastro na equipa anterior, baseado nesta inexperiência e ingenuidade levou a perda do titulo.

É que casos semelhantes vêm acontecendo em todo o País e que a Direcção, adeptos e aficionados Salenses acreditem que a semelhança de outros conselhos jurisdicionais a nível Nacional Ilha do Sal também beneficie de profissionais competentes, excelentes jurista e pessoas de indiscutível idoneidade moral". "Profissionais que tem dado todas as garantias de imparcialidade e independência no exercício do cargo, com um apertado sentido institucional e um especial sentido de autoridade", e que mais uma vez ficara provado a idoneidade moral. Motivos forte que levaram o Clube Santa Maria a não recorrer a nível nacional e aprender com o erro.

A justiça se defende com a razão, e não com as armas. Não se perde nada com a paz, e pode perder-se tudo com a guerra.

Mais um exemplo no caso do SPORTING DA PRAIA COM ACADÉMICA DO FOGO E QUE SEGUNDO O NOSSO ARQUIVO AQUI VAI O EXTRACTO DO ACORDÃO SOBRE O PROTESTO INTERPOSTO E GANHO PELO SCP analisado e decidido por Concelho Justiça Nacional e que segundo:

O artigo 31° nº 1 do RGFCF diz o seguinte: "A pena de suspensão aplicada aos jogadores é calculada por período de tempo ou por jogos oficiais"

A pena de suspensão de 1 jogo, em virtude da exibição de dois cartões amarelos no decurso do mesmo jogo, com a consequente exibição do cartão vermelho (artº 110º nº al. c) do RGFCF) é automaticamente cumprida no jogo imediatamente a seguir àquele em que se verificou a amostragem do cartão vermelho (art° 32°, nº3, al.c) do RGFCF).

Assim sendo, a utilização do jogador GUY TORCATO GOMES CABRAL no jogo entre o Sporting Clube da Praia e a Associação Académica do Fogo, foi irregular, pois tendo sido suspenso por 1 jogo, em virtude da exibição de dois cartões amarelos no decurso do jogo realizado no dia 21 de Junho entre a Associação Académica do Fogo e o Valência Futebol Clube, e consequente expulsão com a exibição do cartão vermelho, essa pena deveria ter sido cumprida no primeiro jogo oficial a seguir a sua expulsão que, como já se viu, é o jogo realizado entre o Sporting Clube da Praia e Associação Académica do Fogo referente ao Campeonato Nacional de Futebol, e não no jogo para a entrega de troféus realizado
no dia 25 de Junho de 2008, entre a Associação Académica do Fogo) e a Associação Futebol Clube Brazilim que, como se
viu, não é oficial.

Diz o artigo 54° do Regulamento Disciplinar no seu nº 1 o seguinte:

"O Clube que em jogos oficiais utilize (negrito e sublinhado nesta oportunidade) jogadores que não esteja em condições
legais ou regulamentares de o representar, será Punido com derrota e multa de15.000$00 a 20.000$00,"


Assim, acordam os membros do Conselho de Justiça em julgar o protesto procedente e em consequência punir a Associação Académica do Fogo com a pena de derrota por 3 x O no jogo da jornada do Campeonato Nacional de Futebol entre o Sporting Clube da Praia e a Associação Académica do Fogo e multa de 15.000$00.

Sem custas pela equipa protestante.

Notifique-se. Mindelo, 10 de Julho de 2008

Dirigente Sport Clube Santa Maria atento.

23 comments:

  1. j.neves_11@hotmail.comApril 14, 2010 at 6:16 PM

    Olá! Sou o João Neves e sou português. Sempre tive uma grande paixao por Cabo verde e digo a toda a gente ue conheço que sou Cabo verdiano.. Gostaria de obter mais informações sobre o futebol em Cabo Verde e gostaria que me indicassem onde poderia comprar camisolas de cabo verde.. aguardo resposta

    ReplyDelete
  2. Caros desportistas, A acção de protesto movido pelo SCSM contra Académico do Sal no jogo da a partir da 6ta jornada do Campeonato Regional suscita de facto comentários:

    Queria lamentar alguns comentários gratuitos do presidente do Académico a opinar sobre uma matéria sem conhecimento ou de forma a tentar ludibriar os decisores sobre os Regulamentos em vigor que regem o futebol em Cabo Verde, que ao meu ver não abona ao bom-nome do desporto no arquipélago. Para dissipar as duvidas e curiosidade, consultando o regulamento disciplinar da Federação Cabo-verdiana de Futebol, em matéria do direito, substancialmente o SCSM nos artigos citados como o fundamento da acção movida daria possibilidade de protestar e supostamente vencer na secretaria esse jogo ou jogos com toda legitimidade. Perguntam-se: - Depois que o SCSM ganhe o jogo na secretaria, a quem é atribuído a culpa pela utilização irregular do jogador nesse jogo? Será o próprio jogador, a equipa técnica/treinadores ou mesmo os dirigentes/assessores jurídico do clube? - Qual é a equipa em Cabo Verde e no mundo (Selecção Cabo Verde) que não defenderia os seus interesses? Ou será, por razões conjunturais existem dirigentes que não defendem os interesses dos seus clubes? A acção de protesto do jogo, em curso de decisão nos órgãos próprios da ARS,CJS e FCF, trata-se aqui, por parte do SCSM, a defesa dos seus interesses ou da moral, que os outros pensam? – No inicio da época 2009/10, Sal conheceu o vencedor da Super Taça o actual infractor (Académico do Sal), depois de ter vencido na secretaria da ARS ou não?

    A bem da verdade e da lei.

    ReplyDelete
  3. A lei e para ser cumprida. so assim o nosso desporto pode avancar. so assim avanca o nosso pais. Sou um adepto do Academico que vive fora de Cabo Verde. Se assim for a storia congratulo a equipa do Santa Maria.

    ReplyDelete
  4. Muito bem o sr carlos Moniz presidente do club academico em vez de falar barrato deveria ir estudar o regulamento com os alunos do Sança pois sança como grande diregentede futebol que foi deixou os pupilos de Santa maria bem formados em materia de lei desportiva. não restam duvidas que ao ler o artigo fiquei com a imagem clara que o Santa Maria tem razão . A lei é pra cumprir para o ano a mais . todo mundo se lembra da confusão que deu no futebol de s. nicolau em que o 4 classificado passou a ser o campeão . é sim mas barraca daquelas ja não ha mais pois no ano 2006 a associação mandou vir o Saudoso Sança e ele nos formou na materia desportiva e hoje estamos aqui de oi vive na Milon .

    ReplyDelete
  5. Santa Maria tem toda a razao. a lei deve ser cumprida. a culpa e dos dirigentes do Academico

    ReplyDelete
  6. Santa Maria tem razão, nós aqui em Santa Maria não estamos para brincadeiras.
    O Academico anda a gastar muito dinheiro, pagando (30 a 50 contos) a jogadores, porque não pagam um dirigente para controlar os cartões?
    A lei é Clara o Academico não tem argumentos.

    Luz Maria

    ReplyDelete
  7. Admiro-me que esse tal advogado experiente no ramo não saiba que ele nunca ganhará o caso, porque:
    1º porque o Académico nunca recebeu uma notificação da Associação dizendo que o Djerman estava castigado.
    2º os cartões, golos, etc... de uma região desportiva (São Vicente)não transitam para outra região desportiva (Sal) e o Djerman viu um amarelo em São Vicente e dois no Sal.

    Este ano viu-se no Sal que houve uma única equipa que trabalhou com seriedade, mostrando dentro do campo ser a melhor equipa para representar a ilha no Nacional.

    Saudações desportivas

    ReplyDelete
  8. As leis devem ser cumpridas para q a verdade desportiva seja uma realidade. Sugiro também q se faça uma auditoria bem forte ao Presidente do Académico do Sal no capitulo desportivo, pois, existe muita corrupção por parte desse Sr. no seio do futebol salense, e so assim será eliminado essas viboras q nada trazem de bom ao futebol Caboverdiano. Havera mais oportunamente

    ReplyDelete
  9. Há é muita inveja pelos apoios que o Académico consegue. Todos querem que a parceria com a Sonangol termine, em vez de correrem atrás dos seus próprios patrocinios. INVEJA MATA!!! TRABALHEM MAIS É... Vêm lá se salvam pelo menos a vossa sede da penhôra, saldem as vossas dívidas públicas. Paguem aos vossos jogadores honrando os vossos compromissos.
    Arranjem treinadores como de ve ser e jogadores que não joguem só pelo dinheiro e desistindo quando não o há...
    Enfim, criem vergonha na cara e depois apareçam cá para falar dos outros.
    O Sal precisa de mais 2 clubes como o Académico.
    FORÇA CADEMS!!!

    ReplyDelete
  10. Garanto que este advogado hoje já sente vitorioso pelos seguintes motivos:

    1º- O desconhecimento da lei não elimina a condenação por crime. ( Amanha se por acaso apetecer chamar de corrupto uma pessoa, na sua ingenuidade isso não dará nada ou não? E se depois o lesado resolver te processar, vais dizer que não sabias que isso daria condenação? )
    2º- Tens um exemplo claro e já julgado sobre duas competições diferentes uma realizada no Fogo e outro a nível nacional ou seja Taça e Campeonato Nacional ou será que Sporting não merecia ganhar por ser duas provas diferentes?)

    ReplyDelete
  11. Sr Presidente do Academico devia saber, que o cartão é do jogador e que estamos sobre a jurisdição da Federação caboverdeana de Futebol, pois eu posso tomar cartão em Santo Antão e for transferiodo para o Sal eu vou com o meu cartão.
    Se não fosse assim eu podia agredir um arbitro no Sal e depois transferido para Boa Vista e jogar sem ser castigado.

    luz Maria(Santa Maria Municipio)

    ReplyDelete
  12. Garanto que este advogado hoje já sente vitorioso pelos seguintes motivos:

    1º- O desconhecimento da lei não elimina a condenação por crime. ( Amanha se por acaso apetecer chamar de corrupto uma pessoa, na sua ingenuidade isso não dará nada ou não? E se depois o lesado resolver te processar, vais dizer que não sabias que isso daria condenação? )
    2º- Tens um exemplo claro e já julgado sobre duas competições diferentes uma realizada no Fogo e outro a nível nacional ou seja Taça e Campeonato Nacional ou será que Sporting não merecia ganhar por ser duas provas diferentes?)

    ReplyDelete
  13. E SIMPLES. A LEI DEVE SER CUMPRIDA.

    ReplyDelete
  14. BASTA DE CORRUPÇÂO NO FUTEBOL DO SAL
    Ah até que enfim os diregentes do academico ja aceitam que erraram , aceitam que vão perder 3 pontos mas so no jogo com Verdun . que coisa mais falsa, isto é prova que não conhecem as leis do futebol so sabem é corromper os arbitro militares.
    senão vejamos : 30 dias apos a realização dos jogos não havendo processo pendentes os jogos serão taxitamente homologados.
    quando o Santa Maria interpos o seu protesto de acordo com a informação da radio nacional o jogo academico verdun ja estava homologado pois foi realizado no dia 6 de Março. ate aqui tudo bem mas o protesto incide sobre o jogo Santa Maria academico realizado no dia 14 de março portanto ainda não estava homologado pela associação de futebol do sal. portanto neste jogo o djerman foi utilizado portanto o academico perdera 3 pontos neste jogo que serão transferidos para o santa maria automaticamente o santa maria sera declardo campeão contra vontade do Sr Luis rendal que tudo tem feito para que o acdemico seja campeão.
    ele ja fez dezenas de telefonemas para Praia e o presidente do acdemico ja fez nos ultimos tempos 2 viagens a praia para converncer o seu primo a exercerv influencia no caso , mas conhecendo muito bem o sr. Mario semedo que é um homem muito serio ele não ira embarcar na conversa do Cabeto.
    O lucio tambem ja diss publicamente que podera abandonar a selecção caso o seu club perder este campeonato na secretaria , mas isto não é de estranhar pois o ano passado ele e o cabeto não felicitaram o sport club santa maria nem deixaram os jogadores do club cumprementar os seus colegas da jornada.
    ha dois anos o sr Arlindo do conselho de disciplina deu sumisso de relatorio de arbitro que estavam no seu poder para que um club ca da praça não fizesse a consulta do processo e consequente protesto a mando de quem?
    olha ca no sal o acdemico tem sido o campeão da corrupção senão vejamos .
    2006 pagaram ao guarda redes burro 100 contos para deixar o acdemico marcar golos ao santa maria e poder empatar e ganhar o campeonato ao inves da academica que esta a espera de uma victori a do santa maria .
    2007 pagou a um arbitro da praça 150 contos para anular um golo ao santamaria no fim do jogo e assim poder sagrar campeão
    2008 este mesmo arbitro apitou 3 jogos consecutivos da academica prejudicando assim esta equipa em 6 pontos e assim poder ser ultrapassado pelo Academico
    2009 arranjou o caso dos africanos que não lhe deu em nada e este ano foi contratar 2 desses jogadores
    2010. prometeu dinheiro na segunda volta ao gr e ponta de lança do palmeiras para tranferirem para o academicona segunda volta porque ate a data não tinha ganho o palmeiras um unico jogo
    pagou um arbitro para expulsar 3 jogadores do palmeiras para não jpgarem contra o academico
    cedeu dois jogadores ao verdun como compromisso que estes mesmos jogadores não podiam jogar contara o acdemico mas tinha que obrigatoriamente jogar tutulares contra os adversarios directos do Academico
    pontanto o futebol do Sal precisa de um apito SONANGOL .

    bem haja o futebol do Sal

    ReplyDelete
  15. O Academico não tem razão pois perdeu o jogo na secretaria devem assumir que não sabiam que o djerman tinha um cartao amarelo em s. vicente e felicitar os dirigentes do Santa Maria por estes ter sido competentes e atribuirem ao club um campeonato que os jpogadores não conseguiram dar por varis razoes.
    apreender com os erros pedir desculpas aos jogadores e massa associativa do academico por este errop muito grave e para o ano ha mais

    ReplyDelete
  16. A pessoa que fez o penultimo comentário deve estar a conviver muito com o Sr. Táta (treinador do S.C. Santa Maria). Até desconfio pelas ignorancias que estão cá escritas que foi o próprio Táta.
    Há coisas que nem perco tempo comentando/respondendo, mas há outras que não e aqui vai:
    O Lucio não é pessoa para tomar uma atitude e dizer uma barbaridade irreflectida dessas.
    Este ano qual não foi o adversário directo do Académico no campeonato? Até o inicio 7ª jornada até o ultimo classificado (Juventude) estava na corrida com 6 pontos atras do Académico, então esses dois jogadores tinham de ser titulares em todos os jogos, ou seja este comentário é um desrespeito aos restantes jogadores do Verdun. E mais, eles não jogaram nem 50% dos jogos.
    O Académico do Sal tem equipa para se debater com qquer equipa do Sal e Cabo Verde. E quem escreveu esse comentário deverá saber disso. No campeonato 2009/2010 deu chapa 3 ao Sta Maria, Académica, Palmeira, Verdun e só escapou a Juventude, por isso Sr., não tente tirar o brilho desta equipa.
    Outra coisa que não deve saber é que se o Santa Maria em vez de perder por 2-0 com o Académico na 2ª volta, ganhar por 3-0 na secretaria, esses 3 golos não contam no confronto directo nem no goal-average. Visto que o Académico ganhou 3-1 ao Sta Maria na 1ª volta e o Académico neste momento tem 16 golos positivos e o Sta Maria 7 golos positivos.
    Mais uma vez digo, trabalhem para a proxima época, arranjem treinadores e jogadores como deve ser, DEIXEM JOGAR O ACADÉMICO.

    Força CADEMS

    P.S.: Parabens ao Sta Maria pelo teatro e palhaçada que fizeram no estadio M. Leitão esta semana organizada pelo pensador Táta. Pena que nem conseguiram convencer os adeptos e alguns dirigentes.

    ReplyDelete
  17. Hahahahahaha... Quer dize, Académico ti ta compra tud sex vitória.
    Entom ess one k ja nô ganha Santa Maria 4 vez na 4 jog, k 1 diferença d gol de 9 x 1, o quê que nô das pas tcha nôs humilhas dess manera.
    Bsot treina mod ess semana tem 5º jog... hahahahahahahahaha... Palhaçadaaaaaaaaa

    ReplyDelete
  18. Antes de mais felicito ao meu clube Académico pelo campeonato ganho dentro das “quatros linhas” mas ao mesmo tempo desde a semana passada que ouvi sobre o protesto de Santa Maria, tenho tentado saber junto da direcção do meu clube em conversa informal sobre o protesto, mas até agora não tenho tido fundamentos credível, estou seriamente preocupado com o silencio, esperava uma grande festa com muito entusiasmo mas não aconteceu porque? Foi dirigente do académico vários anos, sempre fui rigoroso nesta matéria de secretaria mas sinto que este ano já perdi o campeonato de uma forma que não esperava perder, caso alguém tenha acesso a esta mensagem favor me convença que estou errado e que não passa de um sonho.

    Eternamente Académico.

    ReplyDelete
  19. Desmentindo não foram 4 jogos foram 5

    1ºJogo Super Taça Sta Maria 1 Académico 0
    2ºJogo Torneio abertura Sta Maria 1 Académico 1
    3º Jogo Campeonato Sta Maria 1 Académico 3
    4º Jogo Torneio Juventude Sta Maria 0 Académico 1
    5º Jogo 2da Volta Sta Maria 2 Académico 0

    Ainda continuam errando nas estatística.

    ReplyDelete
  20. 5to jogo sta maria 0 Academico 2

    ReplyDelete
  21. Tens razão Académico 10 x 2 Santa Maria, porque esquici-me do Torneio d abertura.

    Supertaça foi Académico 3 x 0 Santa Maria

    Pergunta a quem saiba.

    ReplyDelete
  22. No dia em que os dirigentes das equipas do sal deixarem de perseguir o académico que tem feito um excelente trabalho nesta ilha e preocuparem mais com as suas equipas talvez irão ganhar algo. O Académico tem a melhor organização, tem a melhor equipa, os melhores jogadores, os melhores treinadores. Quando dizem que o académico paga jogadores isso e verdade porque o próprio presidente já assumiu publicamente. Mas esquecem que é com este dinheiro que o académico paga é que muitas familias estão a comer, muitas crianças vão para escola porque em cabo verde não tem trabalho e maior parte dos jogadores não trabalham (está também a ajudar CV na luta contra a pobreza). e olhem lá que eu sou adepto do F.C Juventude.

    ReplyDelete
  23. Lamentavelmente ve se q estamos no meio de muita gente incompetente. Aonde se viu num protesto bem encaminhado pelo Santa Maria e com argumentos fortes para ganhar o caso,e a decisão final seja enderessada ao Academico. Estamos entregues à bicharada. Por favor tenham mais respeito pelos atletas e dirigentes honestos q se encontram à frente do futebol. Mesmo assim ha alguns podres no nosso futebol, como por exemplo o Sr Cabeto ( presidente do Academico do Sal )q é um ganancioso pelo sucesso mas encostado à desonestidade e ladronisses. Vou ficar por aqui xamando mais uma vez q se faça uma auditoria a este homem e ao clube. A repartiçao das finanças devera estar atento a muita coisa suja q se passa no seio deste clube. Ate breve. Saudaçoes...

    ReplyDelete