Tuesday, April 13, 2010

Fortes, 45 anos e ainda joga futebol

Fortes é cabo-verdiano, tem 45 anos e ainda joga futebol federado. Pendura as botas no final desta época e o jornal desportivo português Record dedicou-lhe este artigo que agora lhe sugerimos.

"Nasceu em Cabo Verde no dia 8 de Janeiro de 1965 e contraria todas as tendências dos jogadores que habitualmente deixam de jogar futebol quando atingem a casa dos 30 anos. Despede-se do futebol no final da presente época, no Vale Formoso.
Ser jogador de futebol implica sacrifícios que nem todos estão na disposição de fazer e quando um atleta atinge a casa dos trinta anos o mais natural é que comece a pensar em abandonar a carreira, seja ela profissional ou amadora. Mais ano, menos ano, a partir da faixa etária dos 35 anos já é pouco usual verem-se atletas federados a praticar a modalidade.
Mas há um exemplo que contraria todas as lógicas: Fortes é jogador do Vale Formoso, clube da ilha de São Miguel, Açores, no qual quer terminar a carreira. Nasceu a 8 de Janeiro de 1965, ou seja, contabiliza já 45 anos de vida e continua aí para as curvas, completando jogos em cima de jogos, prolongando domingo após domingo um exemplo de perseverança e paixão pelo futebol pouco comum no território português.
Fortes nasceu em Cabo Verde mas aos quatro anos viajou com os pais para o Barreiro onde começou a dar os primeiros pontapés na bola. Cresceu para o futebol no Barreirense e projectou-se para os nacionais nos juniores do Luso, emblema onde também cumpriu a primeira temporada como sénior. Conta no currículo com vários títulos de campeão dos distritais e da III divisão nacional mas há um especial que guarda no coração: "Ainda hoje recordo o título nacional conquistado ao serviço do Vasco da Gama de Sines, era treinador o Vítor Madeira".
Clubes conheceu muitos, conviveu com um número vasto de colegas e quando pensava reformar-se do futebol, aos 35 anos, surgiu o convite do Desportivo de Vila Franca do Campo: "Vim para os Açores aos 35 anos e participei na primeira presença do clube na série Açores. Vim com o Albasini, o Zeca e o Ciro, entre outros", recorda.
Ainda mostrou atributos que fizeram o União Micaelense contratá-lo, andou pelo regional, no Vitória do Pico da Pedra onde ajudou a ganhar a Taça de Honra da Associação de Futebol de Ponta Delgada, fez uma incursão pelo futsal e quando pensava que a carreira estava no fim surgiu o convite do Vale Formoso.
"Mas esta é a última temporada", garante. "Vou despedir-me do futebol nas Furnas, 34 anos depois de ter cumprido a primeira época como atleta federado", contou.
Ser jogador aos 45 anos não é comum e muito menos é ser titular e disputar um jogo inteiro com adversários duas vezes mais novos. A explicação é simples: "É preciso levar uma vida muito equilibrada. Não é normal um jogador de futebol chegar aos 45 anos, eu sei, mas faço-o por paixão. Já estava no futebol veterano quando os responsáveis pelo Vale Formoso falaram comigo. Regressei com gosto e sinto que sou um exemplo para os jovens".
Fortes concilia o futebol com a actividade profissional mas no final da temporada vai repensar a vida: "Talvez regresse ao Continente (Portugal Continental) ou tente a sorte no estrangeiro. Gosto de viver nos Açores mas quero tentar uma vida melhor", desabafou.
Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment