Monday, June 14, 2010

Novo capitão da selecção francesa tem raízes cabo-verdianas

O novo capitão da selecção francesa de futebol, Patrice Evra, é filho de pai senegalês e mãe cabo-verdiana.
Evra tinha apenas 12 meses quando foi levado para a Europa pelo pai que conseguiu um emprego na Embaixada do Senegal em Bruxelas, Bélgica. Dois anos depois, a família mudou-se para a cidade Les Ulis, onde o progenitor de Evra conseguiu outro emprego em uma fábrica de produtos químicos. É nesta cidade que cresceu também o outro capitão da selecção francesa, Thierry Henry.
Segundo o jornal L”Equipe”, foi em Itália que os dois se conheceram. Evra se mudou quando completou 17 anos para iniciar sua carreira futebolística no Marsala, equipa da terceira divisão italiana. “Quando cheguei a Mónaco e não era ainda conhecido, “Titi” (Henry) me convidou a assistir a um jogo de futebol, em Londres, e dormi na casa dele, pela primeira vez. Me surpreendeu a forma tão calorosa como recebeu-me com a minha esposa”, disse Evra..
Ele lamenta a forma como foi criticado em Senegal, em 2002, ao optar por defender a selecção Sub 21 da França em detrimento da equipa do seu país natal. “Insultaram-me muito. Eu era o macaco que baixa as calças ante os brancos, obcecado pelo dinheiro”, conta.
Evra tinha 10 anos quando visitou o Senegal pela última vez, mas espera regressar, este ano, como campeão da Copa do Mundo para oferecer o título ao seu pai, agora com 81 anos de idade.
MN/”Jornal L’Equipe”

http://www.criolosports.com/

1 comment:

  1. Jogador mto bom
    de Bom caracter
    Só podia ter raízes cabo-verdianas!

    ReplyDelete