Tuesday, August 17, 2010

PETANQUE DE REGRESSO AO PRÉDIO

O Petanque voltou a convivência dos moradores e transeuntes da zona do Prédio em Achada de Santo António. Motivo! O reiniciou da prática do desporto no Campo de Petanque Nha Beba.
Depois de alguns anos sem ter utilizadores, eis que um novo fôlego aparecer no espaço e muitos são os que se dedicam a prática do petanque, para a admiração dos que passam, estranhos ao desconhecido desporto.
Para Péricles Africano, um dos praticantes do Petanque, ...todas as modalidades tem os seus carolas e o Valério é um deles, com a sua viagem ao exterior o Petanque morreu e o seu regresso trouxe o petanque de volta a nossa convivência aqui no Campo de Petanque Nha Beba...
O nome Nha Beba surge pelo facto de que no inicio no petanque na zona, entre a assistência encontrava-se a já falecida Nha Beba, assim o grupo decidiu homenagear Nha Beba.
O Petanque é um desporto de origens francófona e tem como objectivo aproximar as três bolas metálicas por participante, o mais próximo de uma pequena bola geralmente de madeira. O Petanque pode ser jogado entre duas pessoas, ou entre equipas compostos por dois ou três elementos.
Desporto praticado à mais de 30 anos em Cabo Verde, tem entre os seus atletas os mais idosos, mas segundo Péricles Africano, o desporto não é uma modalidade de veteranos, mas sim aberto a todas as idades.
Assim um dos principias objectivos do Clube de Petanque da Praia, é divulgar o desporto entre os mais jovens, dando acessória a fim de introduzir sangue novo no Petanque.

Victor Hugo Vera-Cruz Fortes - http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment