Monday, October 18, 2010

A “briga” pelos melhores jogadores no Fogo

Está aberta a dança das transferências de jogadores e treinadores na ilha do Fogo. As mexidas nos plantéis e equipas técnicas há muito que agitam os clubes, que dão os últimos retoques nos seus plantéis. Todos querem começar a nova época em forma e de olhos arregalados para o título regional.

No Botafogo, campeão regional, consumada que está a contratação de Deodato Pires para o cargo de treinador, substituindo Rodrigo Barbosa, a direcção abriu os cordões à bolsa e contratou de uma assentada cinco jogadores. São eles João (ex-Valência), Rubén (Cutelinho), Beleza (Desportivo), David (Spartak) e Agostinho (Valência). Os objectivos do campeão passam, segundo o presidente Anatólio Fonseca, por revalidar o título e a taça regionais e conseguir uma boa participação nas provas nacionais.
No entanto, o Vulcânicos é a equipa que mais se reforçou esta época: um total de onze contratações já estão garantidas, com objectivo de ganhar os títulos regionais e nacionais, assegura o presidente do clube Manuel Gomes “Monje”. Os Vulcânicos, para a época que se avizinha, contrataram os seguintes jogadores: guarda-redes DjiDjé (ex-Académica), Lucas, Quintiliano e Nelito (Botafogo), Patrick, Dennis, Keven, Adérito e Loloty (Académica). Do Spartak vieram Loló e Jamanta.
Já o Valência contratou oito novos jogadores: Bodó (ex-Botafogo), Moleza e Júlio César (ex-Spartak), Zito e Txê (União de São Lourenço), Natalinho e Txiné (Académica) e Maruca (Luz Abril). O objectivo, segundo Borga, treinador e dirigente da equipa, é apresentar uma equipa forte esta época, capaz de ficar entre os três primeiros classificados no campeonato regional. O Cutelinho dos Mosteiros já tem meta definida: sagrar-se campeão regional do Fogo. Para tal já contratou um novo técnico: Paulo Barros, que antes treinava o Nô Pintcha, também dos Mosteiros. O técnico leva consigo três jogadores para reforçar a equipa. São eles Nivaldo, Alvarino e Adilson (Ex-Nô Pintcha). Tudo em nome de uma equipa “forte, coesa, técnica e tacticamente superior”, conforme o presidente do clube, José Cruz. Aliás, o Cutelinho já arrancou com os treinos.
No Spartak – clube cuja meta é também conquistar o título – há novas contratações. Apurámos junto de Francisco Tavares, um dos dirigentes do clube, que Daki e Adérito (ex-Vulcânicos) estão garantidos. Entretanto as mexidas não deverão ficar por aqui; até o arranque da época, a equipa estará no mercado à procura de novos reforços.
A Académica, pelo menos esta época, não vai correr atrás do título, garante o seu dirigente Mário César. Por ora, apenas uma certeza: ao contrário daquilo que acontece noutros anos, os “estudantes” não vão ao mercado buscar jogadores. Para Mário César, a equipa deve trabalhar para manter a base da época passada e, quiçá, reforçar o plantel com jovens talentos da equipa de sub-17.
A época futebolística 2010/2011 na Região Desportiva do Fogo arranca no próximo dia 6 de Novembro com a realização do jogo da Supertaça entre as equipas do Botafogo, campeã regional e vencedora da taça, e Vulcânicos, finalista vencido na taça regional.
Já o campeonato regional da primeira-divisão começa a animar as hostes foguenses no dia 13 de Novembro. Pedro Pires, presidente da Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF) garante que tudo está a postos para que a época comece na data aprazada. Mas, antes, acontece este sábado, 16 de Outubro, a assembleia-geral da Associação. A direcção dará a conhecer aos clubes filiados, os instrumentos de gestão assim como o relatório de contas da época anterior para apreciação e aprovação.
Evitar um grande volume de jogos a meio da semana e fazer com que as provas comecem mais cedo – para imprimir maior competitividade ao futebol do Fogo – são algumas das novidades da programação delineada para a época, segundo Pedro Pires.
Destaque-se ainda que o plano de actividades, a ser submetido à assembleia-geral para aprovação, inclui os campeonatos do segundo escalão e de sub-17, tidos como “mais-valias” que os desportistas da ilha saúdam. Licença Plus para evitar dupla inscrição de jogadores
A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) exige que os clubes inscrevam jogadores de acordo com o Plano Licença Plus, lançado pela entidade para revolucionar os mecanismos de inscrição dos atletas do país. Trata-se de um projecto contemplado pela FIFA e que está a ser implementado este ano em todos os campeonatos regionais.
A partir desta época, a FCF vai passar a emitir todas as licenças dos jogadores através de um processo informático. A ideia é, com esta alternativa que se pretende seja sofisticada, reduzir ao mínimo a possibilidade de erro humano nas transferências de jogadores.
Esta iniciativa foi dada a conhecer esta semana aos dirigentes dos clubes da Ilha do Fogo. E todas as equipas já têm em mãos o CD contendo requisitos para a inscrição de jogadores, cujo prazo termina no último dia deste mês. Graças a esta iniciativa da FCF, o presidente da Associação Regional do Fogo, Pedro Pires, acredita que vão diminuir os casos que anualmente se verificam, na ilha e no país, de dupla inscrição de jogadores.
Nicolau Centeio
Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment