Monday, October 18, 2010

Cabo Verde com olhos na CAN de andebol

Depois da façanha da selecção feminina sub-20, vitoriosa no “Challenge Trophy”, Cabo Verde vira a sua atenção para a Copa de África das Nações, desta feita nos escalões seniores masculino e feminino. Segundo Filú Fortes, a Federação Cabo-verdiana de Andebol recebeu um convite para Cabo Verde entrar nos jogos de qualificação da Zona II, pelo que, da sua parte, vai fazer “todos os esforços necessários” para garantir a presença das duas selecções nessa prova, que acontece de 15 a 23 de Janeiro, no Senegal.

Pelas contas de Filú, a FCA terá que angariar sete mil contos para garantir a deslocação das equipas aos jogos de apuramento para a CAN 2011, competição esta que irá decorrer em Moçambique, no mês de Setembro. Fora isso, a FCA terá que pagar uma multa à Confederação Africana de Andebol – CAHB - devido à ausência sistemática do nosso país das competições africanas. “A multa era de 5000 euros mas foi abatida para 1500 euros, o que já é uma grande ajuda. Esta é a primeira vez que nós temos a possibilidade de mostrar a nossa potencialidade numa prova dessa envergadura e temos de aproveitar esta oportunidade”, defende Filú, que acredita na possibilidade de Cabo Verde surpreender os seus adversários da costa oeste-africana. E não é para menos: grande é o manancial de jogadores talentosos disponíveis nos escalões seniores masculino e feminino, especialmente nas ilhas de Santiago, Sal e S. Vicente.
Para comandar a selecção masculina, a FCA apostou no técnico Leonel, treinador da Académica do Sal, equipa vencedora pela sétima vez consecutiva do nacional de andebol. Leonel, por sua vez, escolheu Chilo, treinador do Seven Stars, para seu adjunto. A nível feminino, a escolha recaiu sobre o francês Pierre Malfoy, treinador da selecção feminina sub-20 vencedora da taça Challenge Trophy. Para adjunto, Pierre apostou em Beto, técnico das Estrelas de Andebol, clube que já acumulou vários títulos nacionais.
Sem muita perda de tempo, Pierre Malfoy convocou as atletas residentes na cidade da Praia para um primeiro treino colectivo, que decorreu no passado sábado, com a presença de um número elevado de potenciais seleccionáveis. Para Filú, isso só vem provar a motivação que a notícia da eventual participação de Cabo Verde nos jogos de apuramento para a CAN tem estado a despertar entre os jogadores, incluindo o escalão masculino. É que, na história do andebol cabo-verdiano, não se tem memória de uma selecção nacional reunida, quanto mais para jogar fora do país.
Desde já é hora de correr contra o relógio, pois os treinadores das duas selecções têm até o final da próxima semana para entregarem a lista dos atletas pré-seleccionados à federação. A FCA, por seu turno, terá de enviar a lista definitiva para a organização da prova até o dia 15 de Dezembro.
Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment