Tuesday, November 2, 2010

Centro de Estágio em São Vicente à espera de 70 mil contos

Está em stand-by o projecto para construir o Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) na ilha de São Vicente. Com pouco mais de 30 por cento (cerca de 32 mil contos) do financiamento garantido por parte da Fifa, a FCF tenta há meses cativar outros parceiros para assegurar os restantes 70 mil contos de que necessita. Mas encontrar parceiros tem sido uma tarefa difícil, por isso a FCF não tem data de arrancar com as obras, cujo início deveria acontecer no passado mês de Maio.

O projecto de construção do Centro de Estágio de São Vicente, a ser instalado junto ao Estádio Alcindo Nascimento, ganhou o aval da Fifa há vários meses, mesmo porque a infra-estrutura foi desenhada para seduzir selecções da elite do futebol mundial a fazer estágio no nosso país. De resto, desde o início o presidente da FCF, Mário Semedo, diz ter “pressa em colocar de pé esta infra-estrutura, não só porque será um ganho para o futebol cabo-verdiano, como existe a possibilidade das selecções que vão participar no Mundial de futebol de 2014 no Brasil fazerem estágio no nosso país”, dada a nossa ligação com aquele país sul-americano.
Só que, mesmo com todo esse entusiasmo que o projecto desperta nos meios futebolísticos, a Federação ainda não pôde encontrar outros parceiros para construir o Centro de Estágio. “Tem sido uma tarefa complicada”, pontua Mário Semedo, antes de reportar que “a federação já contactou várias entidades, que, embora mostrem algum entusiasmo com o projecto, não nos asseguram nada em termos de financiamento”.
De concreto, a FCF tem apenas a garantia de financiamento da Fifa em cerca de 32 mil contos (400 mil dólares), valor correspondente a 30 por cento do orçamento total da obra. Falta mobilizar uma verba superior a 70 mil contos para edificar uma infra-estrutura, cujo desenho prevê um edifício principal, com um pequeno hotel de 26 quartos; uma unidade que contempla balneários, ginásio e piscina; um auditório para 120 pessoas, restaurante, sala multimédia, biblioteca, centro médico, de entre outros departamentos.
Outra novidade prevista é que o Centro de Estágio receberá relva natural. Mário Semedo salienta que faz todo o sentido ter um campo com relva natural em Cabo Verde. Aliás, constituiria mais um elo para atrair possíveis estágios das selecções mundiais que, por norma, preferem treinar e jogar em relva natural. Uma hipótese que também agrada os dirigentes e futebolistas nacionais, até porque a nossa selecção precisa de um campo com esse tipo de “tapete” para treinar antes dos jogos em outros países, onde se usa relva natural.
É um projecto que reúne todos os condimentos que a modernidade exige, mas que continuará na gaveta enquanto a FCF não mobilizar o financiamento complementar. É que a Fifa só desbloqueia os 400 mil dólares prometidos se o financiamento total do projecto estiver garantido. Até quando?
Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment