Thursday, November 18, 2010

Gilson Radrigues é “sério candidato” à bolsa-atleta para Jogos Olímpicos

Os atletas candidatos às bolsas de preparação com vista aos Jogos Olímpicos de Londres 2012 deverão ser divulgados até o mês de Fevereiro do próximo ano. A garantia foi dada pelo presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Franklin Palma, para quem o Gilson Rodrigues, que recentemente conquistou a medalha de ouro no 3º torneio de taekwondo de Unhos, Portugal, é um “sério candidato” a esse prémio de mérito desportivo.
Gilson Rodrigues, do Benfica, está em grande forma e a dar cartas em terras lusas e deverá participar em breve com as cores nacionais numa competição em França e Espanha, no Open de Sevilha. Por isso, Franklin Palma já fez saber que é um “sério candidato” a receber a bolsa de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Entretanto, o dirigente pede as demais federações - boxe, atletismo e judo - que apresentem bons atletas para merecer o prémio. Palma deixa entender ainda que a bolsa não é destinada apenas aos atletas carenciados ou pobres, mas, sim, aos com mérito desportivo, com boas performances, com resultados e marcas internacionais. "Terão de ser atletas olímpicos", lembra o dirigente.
A bolsa atleta já chegou em outros tempos a 1200 dólares, cerca de 95 contos, mas o presidente do COC considera que esse montante poderá variar de acordo com as necessidades dos atletas. Além de Gilson Rodrigues, poderão ainda ser contemplados, para o atletismo, o Santa, que corre nos EUA, e o Nelson Cruz, medalha de ouro nos Jogos da Lusofonia, Lisboa 2006.
Questionado sobre o porquê de a ginástica estar de fora dos eleitos desta vez, Franklin Palma justifica dizendo que a Comissão foi contactada, mas alegou não ter atletas preparadas neste momento. A Comissão prefere, informa, canalizar os esforços para outras competições, nomeadamente os Jogos Africanos. Mas, conclui: “Estamos abertos a todas as federações”.
A bolsa atleta é financiada pelo Comité Olímpico Internacional (COI), em parceria com a solidariedade olímpica. Durante a preparação, o montante será disponibilizado em quatro fases. O atleta poderá gerir pessoalmente o seu dinheiro, comprando materiais de treino, reforçar a alimentação, deslocações, entre outros. Franklin Palma vai avisando ainda que os atletas terão de fazer uma "gestão criteriosa" da verba, adiantando, por outro lado, que não dispensa mais apoios, nomeadamente do Governo e das empresas nacionais.
RP
Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment