Monday, November 1, 2010

Início atribulado da época futebolística no Fogo

O Botafogo Futebol Clube (BFC) comunicou à Associação Regional de Futebol do Fogo que não vai mais participar na Supertaça da ilha, agendada para 06 de Novembro. O Botafogo, campeão regional, devia disputar a supertaça com o vice-campeão do Fogo, os Vulcânicos. Esta informação foi avançada pelo presidente do conselho directivo do Botafogo, Anatólio Fonseca.

O clube alega que não tem condições financeiras e que sente a falta de apoio da Associação de Futebol do Fogo. Por isso a sua direcção decidiu que o Bota não se apresentará na supertaça.
Anatólio diz que a ARFF ainda “não tem reunidas as condições mínimas para a realização do jogo”, de modo que o Bota optou por não participar na prova, que considera “não-oficial”.
Fonseca avança que o seu clube exigiu uma comparticipação da Associação de Futebol para despesas como alimentação, alojamento e lavagem de equipamentos. Mas, acrescenta, a ARFF não aceitou, pelo que está fora de hipótese a participação do Botafogo na supertaça.
O Presidente da Associação Regional do Fogo, Pedro Pires, diz que sabe de forma informal da decisão do Botafogo, mas até agora não recebeu qualquer documento oficial confirmando a sua desistência da prova.
Quanto às condições que o clube impôs para a sua participação na supertaça, Pires considera que o mesmo “vem exigindo o que está fora das condições financeiras da ARFF”. Mais: vai avançando que a supertaça é, sim, considerada uma prova oficial e que se – por mero capricho e sem explicação plausível – o Bota decidir ignora-la terá de assumir as responsabilidades advenientes da sua ausência nesse jogo que integra o calendário futebolístico da ilha.
Entretanto, com supertaça ou sem ela, 13 de Novembro é o dia de arranque do campeonato regional da primeira-divisão. O presidente da Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF) garante que tudo está a postos para que a época comece na data aprazada.
Os clubes filiados na ARFF aprovaram já, no último fim-de-semana, os instrumentos de gestão – relatório de contas da época anterior e plano para época 2010/2011. O encontro serviu também para a realização do sorteio para o campeonato regional e Taça Fogo.
O sorteio do campeonato regional de futebol do Fogo do primeiro escalão ditou para a primeira jornada, a realizar-se nos dias 13 e 14 de Novembro, os jogos entre Desportivo x No Pintcha; Valência x Vulcânico; Spartak x Luzabril; Nova Era x Académica e Cutelinho x Botafogo.
Já a primeira eliminatória da Taça Fogo será disputada entre quatro equipas do segundo escalão. Serão os seus vencedores que irão disputar, juntamente com as outras equipas, a segunda eliminatória. Assim sendo, para a 1ª eliminatória, a acontecer nos dias 15 e 16 de Janeiro, o sorteio ditou os embates Grito Povo x Atlântico e Baixada x Juventude.
NC
Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment