Sunday, November 21, 2010

Lorreta Rocha ganha bolsa-atleta nos EUA

A basquetebolista Lorreta Rocha vai poder mostrar as capacidades nos jogos universitários da NCAA, um dos mais importantes torneios inter-colegiais norte-americanos da modalidade de bola ao cesto. A jogadora salense regressou, há uma semana, dos Estados Unidos, onde efectuou testes em seis escolas e garantiu bolsa-atleta de duas universidades. Agora só terá de escolher entre a University of New Hampshire (UNH) e a Southern New Hampshire University (SNHU).

No passado mês de Agosto, enquadrada num programa da Academia Nacional de Basquetebol Cabo-verdiano, Lorreta rumou aos Estados Unidos com o intuito de tentar uma bolsa para estudar e continuar a melhorar a sua performance atlética no país onde se joga o melhor basquetebol do mundo. Determinada a vencer, a jovem fez testes em Stonewwil College, Northeastern University, Community College of Rhode Island, University of New Hampshire e na Southern New Hampshire University.
Em pouco mais de dois meses, a basquetebolista convenceu nada mais nada menos do que duas universidades: a University of New Hampshire (UNH) e a Southern New Hampshire University (SNHU). Lorreta terá agora de escolher em qual das duas prosseguirá a sua carreira e os seus estudos. “Ela terá que analisar as condições de cada uma e decidir para qual delas quer ir”, explica o internacional Zola, que acompanhou a jovem na sua viagem aos EUA.
A atleta regressará aos Estados Unidos no próximo mês de Janeiro, mas só deverá disputar os torneios universitários a partir da próxima época. “Ela só poderá jogar na próxima temporada porque vai encontrar a competição desta época a meio. No entanto, já em Janeiro começará a treinar junto com a equipa da universidade que ela escolher”, afirma Zola.
Em entrevista ao LANCE, Lorreta Rocha diz que à chegada aos Estados Unidos estava um pouco insegura. “Era um misto de excitação, adrenalina e de insegurança. Mas a partir do primeiro teste, quando me disseram que estava pronta, fiquei completamente confiante de que iria conseguir a bolsa. Fiquei surpresa com a organização das escolas, os campos, o piso. O meu desempenho é satisfatório”, pontua.
Questionada sobre como encara essa nova fase da sua vida, Lorreta diz estar orgulhosa e com a sensação de um dever cumprido. “Eu passei dois anos a preparar-me para isso. Vou fazer jus ao esforço que eu e Zola tivemos durante todo esse tempo”. Além disso, lembra “o apoio e a confiança que muitos depositaram em mim. Vou trabalhar com muita determinação, embora eu saiba que não vai ser fácil. Mas sei que conseguirei o meu diploma e farei uma boa carreira desportiva”.
Conseguir mais bolsas-atleta é um dos objectivos da Academia Nacional de Basquetebol de Cabo Verde, que quer levar jovens do Sal para jogar e estudar fora de Cabo Verde. Pois a ANBCV quer que todos os seus atletas sigam a carreira desportiva, mas sem se desvincular dos estudos. Em Março vai levar mais três meninas para os EUA para efectuar testes nas universidades, mas está ainda a negociar pedidos de licença no Liceu Olavo Moniz.
SF
Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment