Monday, January 10, 2011

São Silvestre 2010: Samuel Freire e Crisolita Rodrigues vencem prova nacional em Mindelo

O jovem fundista cabo-verdiano Samuel Freire, 19 anos, fechou o ano da sua consagração no atletismo cabo-verdiano em alta ao vencer a prova nacional de São Silvestre, realizado na disciplina de 10 quilómetros na cidade do Mindelo, logo na sua primeira aparição numa prova oficial na ilha do Porto Grande.

O atleta de São Lourenço dos Órgãos, que durante o ano 2010 dividiu o protagonismo do atletismo cabo-verdiano com o experiente e internacional Adilson Spencer, prometeu e cumpriu o seu grande objectivo, já que aquando da sua vitória no Campeonato de Santiago Sul, havia manifestado à nossa reportagem a sua grande ambição: vencer uma prova nacional de estrada e, melhor ainda se for fora da ilha natal, Santiago.

Para vencer o São Silvestre de Mindelo 2010, prova realizada precisamente no último dia do ano, como manda a tradição e com a presença record de aproximadamente 60 atletas, , Samuel Freire, arrasou a concorrência ao dominar a prova do princípio ao fim, pelo que o atleta de Santiago Norte cortou a meta com o tempo de 30 minutos e 42 segundos.

Freire relegou para o segundo lugar do pódio o santantonense António Andrade, com o tempo de 31 minutos e dois segundos, enquanto o terceiro posto foi ocupado pelo irmão do vencedor, um dos mais experientes atletas residentes, Ilídio freire, com a marca de 31 minutos e 19 segundos, ou seja, mais 17 segundos que o vice-campeão.

A prova foi entretanto, marcada pela ausência do papa troféu, Adilson Spencer, atleta que a última hora decidiu ficar de fora de uma prova que tão bem ambicionava disputar e que por várias vezes inscreveu o seu nome na lista dos vencedores.

Já a nível feminino, a prova foi disputada na disciplina dos cinco quilómetros, com a atleta sanvicentina Crisolita Rodrigues a destronar a internacional cabo-verdiana de Santa Catarina de Santiago, Eva Pereira Sanches e a conquistar o ceptro de vencedora de São Silvestre 2010.

Num universo de oito concorrentes, Crisolita voltou a portar-se com a rainha desta prova ao sagrar-se tricampeã nacional de São Silvestre, já que somou a sua terceira vitória consecutiva, numa prova que vem dominando desde 2008. Desta feita suplantou toda a concorrência com a marca de 16 minutos e 25 segundos.

Eva Pereira Sanches não teve outra alternativa senão contentar-se com a terceira posição, ao gastar o tempo de 17 minutos e dois segundos, enquanto a sanvicentina Hirondina Araújo, completou o pódio com o tempo de 22 minutos.

De acordo com a organização, a prova de São Silvestre 2010 distribui troféus e prémios monetários do primeiro ao 10º classificados, sendo que o vencedor da prova masculina foi contemplado com 40 mil escudos, o vice com 30 mil e o terceiro classificado com a quantia de 20 mil escudos.

Em femininos os prémios monetários foram de 20 mil 15 mil e 10 mil escudos, respectivamente, para a primeira, segunda e terceira classificada, respectivamente.

A prova masculina teve partida na Laginha e passagem pela Avenida Marginal, Praça Estrela, Campinho, Monte Sossego, Rotunda da Ribeira Bote, Avenida Cidade Invicta, Cruz João Évora, Madeiralzinho, Cruz, Chã de Alecrim e Avenida Marginal, com meta na Rua de Lisboa.

A prova feminina, de cinco quilómetros, foi feita, obviamente, em metade do percurso masculino.
Expresso das Ilhas

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment