Cinco federações desportivas nacionais – futebol, basquetebol, ténis, boxe e ginástica – além de não procederem ao fecho das suas contas relativas ao ano passado, ainda não apresentaram o seu programa para este ano à Direcção-Geral dos Desportos (DGD). Essas entidades tinham até o dia 28 de Fevereiro último para apresentar provas das despesas efectuadas em 2010, e também um novo programa de actividades para este ano, que já caminha célere para o segundo trimestre. Até ao momento desta reportagem, apenas o voleibol e o andebol tinham a situação regularizada, pelo que são as únicas em condições de assinar os respectivos contratos-programa com a DGD, assim que o novo Governo tomar posse e desbloquear as verbas.
O Director-Geral dos Desportos, Inácio Carvalho, reitera que a condição “sine qua non” para as federações assinarem um novo contrato-programa anual é terem as suas contas em dia. Mais: devem apresentar o plano de actividades para o ano em que concorrem ao subsídio do Estado. Sendo assim, o DGD espera que as federações assumam as suas responsabilidades. Daí dizer, às que ainda estão às voltas com as suas contas de gerência, que só poderão ver a cor do dinheiro do Estado para este ano quando regularizarem a sua situação junto da DGD.
Esgotado o prazo para a entrega das contas, a DGD deixa um ultimato às entidades desportivas. Aliás, soube o LANCE, as federações serão chamadas a apresentar os documentos o mais rápido possível. Seja como for, os contratos-programa só serão assinados depois que o Governo tomar posse, na próxima segunda-feira, 21, e desbloquear os subsídios.
Federações reagem
Contactado pela nossa reportagem sobre os respectivos atrasos na apresentação das contas, o presidente da FCF, Mário Semedo, diz que só não o fez antes porque a DGD tomou muito tempo para fixar a data de entrega dos documentos – depois das eleições legislativas –, já que essa entidade não funcionou no período de campanha eleitoral. E como o edital tardio da DGD saiu quando Semedo se encontrava fora do país, os prazos ficaram ainda mais apertados. Entretanto o presidente da FCF informa que já tem tudo pronto, programa de actividades inclusive, e que os comprovativos das contas deverão ser entregues ainda esta semana.
Já Patrício Gomes, da Federação do Boxe, informa que falta apenas receber os comprovativos de contas de duas associações regionais para apresentar a documentação à DGD. Algo que Gomes acredita ficará concluído nos próximos dias.
As federações de atletismo e ténis no momento em que concluímos esta matéria já tinham submetido as suas contas à DGD para verificação. Caso não haja nenhuma irregularidade, os documentos poderão ser aprovados ainda esta semana.
A Comissão de Ginástica, essa, soube LANCE, regularizou até agora apenas 50% das suas contas. E o basquetebol apenas entregou o plano de actividades para este ano, ainda está às voltas com as suas contas de gerência.
O karaté, esse, foi notificado para se organizar e apresentar um programa para este ano como forma de também tomar parte no bolo. Essa organização que deverá começar amanhã, sábado, a sua assembleia-geral ordinária para a eleição de novos corpos sociais, e deve eleger João de Deus Carvalho como o seu presidente, corre agora contra o tempo para se organizar e ainda chegar a tempo de ter a sua fatia. Quanto aos desportos náuticos, como bodyboard e surf, a DGD faz saber que só deverão receber apoio do Governo quando criarem a sua federação.
ASemana
http://www.criolosports.com/
Sunday, March 20, 2011
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment