Sunday, March 20, 2011

São Vicente: Jogos Escolares arrancam

Os Jogos Escolares de S. Vicente deverão arrancar na próxima semana, cinco meses após a abertura oficial do evento, feita com pompa e circunstância pelo Ministro da Educação, Octávio Tavares, no estádio municipal Adérito Sena. O motivo, diz João Pires, director do Liceu Ludgero Lima, prende-se essencialmente com a disputa da Taça Coca-Cola em futebol e que envolve todas as escolas secundárias de Mindelo até este fim-de-semana. Concluida a Taça, diz Pires, os Jogos Escolares a nível da ilha poderão arrancar logo de seguida. A final nacional acontece no mês de Julho, na Praia.

“Não quisemos sobrepor as duas competições e sobrecarregar os alunos-desportistas. Achamos que seria melhor terminarmos uma prova antes de começar a outra. Houve pessoas que acham que não teremos tempo para tal, mas isso não será problema”, explica Pires. Este responsável desmente assim informações chegadas a este semanário, que relacionavam o atraso com a falta de materiais e equipamentos. Embora reconhecendo que S. Vicente tem estado a aguardar a remessa de um lote de bolas e equipamentos da Direcção-Geral dos Desportos, descartou a ideia de que esse “desencontro” esteja na base do atraso dos Jogos Escolares. “Em primeiro lugar, podemos usar os materiais de Educação Física; em segundo lugar, cada escola tem um orçamento privativo a que pode recorrer para a aquisição de materiais desportivos, em caso de necessidade”, explica o coordenador dos JE em S. Vicente.
O calendário das competições será definido ainda esta semana, numa reunião geral das secundárias José Augusto Pinto, Ludgero Lima, Jorge Barbosa, Salesianos e a Escola Técnica do Mindelo. Neste encontro, cada estabelecimento de ensino deverá assumir a coordenação de uma competição e especificar as modalidades em que está disposta a participar: andebol, basquete, voleibol, atletismo e futebol-7.
Os jogos serão disputados no sistema todos-contra-todos, pelo que cada escola irá efectuar um máximo de quatro partidas por modalidade. Pelas contas de João Pires, os campeões serão apurados ainda a tempo de marcarem presença na fase final dos Jogos Escolares, previsto para o próximo mês de Junho, em Santiago. Estima-se que os Jogos Escolares nacionais possam mobilizar 172 desportistas, inscritos em 43 escolas secundárias das regiões de Santiago Norte e Sul, São Vicente, Maio, Brava, Fogo, São Nicolau, Sal e Boa Vista.
KzB
Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment