Tuesday, March 1, 2011

Um incentivo para o ténis cabo-verdiano

A Associação de Ténis da Praia assinou com a empresa Monte Adriano um contrato que garante a asfaltagem de duas das três quadras que fazem parte do Clube localizado na zona da Várzea. O espaço não recebe manutenção há mais de 25 anos, daí o significado destas obras que vêm “estimular a prática do desporto, sobretudo nas camadas mais jovens”, diz Fernando Almeida.

A iniciativa só foi possível a partir de uma parceria com a embaixada de Luxemburgo, que, segundo Fernando, colaborou com 5 mil euros para as obras de asfaltagem e renovação do piso de ambas as quadras. “Como se trata de um campo lento, onde a bola não ganha muita velocidade, os iniciantes têm a tendência de gostarem do piso. Por fim, acabam por se empolgarem com a prática do desporto”, salienta Soares.
Como a Praia possui actualmente entre 90 e 100 praticantes de ténis, o intuito primordial da remodelação consiste em melhorar as condições para aqueles que usufruem do espaço, e, para além disso, estimular as camadas mais jovens, e com eles a “renovação da base” de qualquer prática desportiva, como bem salienta o presidente da Associação dos tenistas.
No que toca à pintura, a verba concedida pela Direcção-Geral do Desporto (DGD) chegará para demarcar as cores dos dois campos. Outra importante parceria é com a Federação Internacional de Ténis (FIT) que todos os anos doa a Cabo Verde 7 mil dólares em materiais desportivos. Além disso, no período de férias, a FIT financia a 4 jovens tenistas um intercâmbio de 3 meses no Senegal para aprimorarem a sua técnica. “Sem a ajuda da Federação Internacional de Ténis, não estaríamos nada bem. Eles são fundamentais para que essa modalidade não morra em Cabo Verde, afinal, cedem-nos muitos equipamentos”.
Fernando garante que Praia tem atletas com bom nível, isso maugrado dificuldades financeiras. “Temos que investir no ténis em Cabo Verde. Mais do que isso, é preciso uma reforma tanto nas infra-estruturas quanto na gestão dos recursos. Hoje só a paixão dos desportistas mantém tudo isso vivo”, assevera. A Federação de Ténis já programou um mini-torneio nas diversas categorias: infantis, juvenis e seniores assim que ambos os campos estiverem aptos para serem usados.
Asemana

http://www.criolosports.com/

1 comment:

  1. grande iniciativa,fernando gorge[jojo]nta fica contente de odja nos campo ta tem um oportinidade de ser renovado.apezar ki sta longe ma nta fica contente pmd nsta odja um kuza kim ta ama ,e kim foi participante ta ser apoiadu.

    ReplyDelete