Monday, May 2, 2011

Taça Amílcar Cabral regressa em força

As Federações de Futebol dos oito países que integram a Zona II do Conselho Superior do Desporto em África (CSDA) vão relançar a “Taça Amílcar Cabral”.

Este torneio de futebol foi, em tempos, uma importante competição para as selecções “A” de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, Mali, Senegal, Gâmbia, Serra Leoa e Mauritânia.

À margem da reunião da União das Federações Oeste Africanas (UFOA), realizada, recentemente, na Gâmbia, os representantes federativos dos países da Zona II decidiram reactivar o Torneio, melhorando a sua organização, dando-lhe também uma maior dinâmica e visibilidade.

A Prova está suspensa desde a sua última realização, em 2007, na Guiné-Bissau, onde a selecção nacional de sub-21 conseguiu classificar-se na segunda posição. Esta suspensão tem a ver com facto do adiamento e o posterior cancelamento da XX Edição da Prova que inicialmente deveria acontecer entre Novembro e Dezembro de 2009, na Mauritânia.

De acordo com o presidente da Federação Cabo-Verdiana de Futebol, Mário Semedo, com essa perspectiva de relançamento do Torneio, a Copa Cabral seria reconhecida pela Confederação Africana de futebol (CAF), abrindo assim o caminho para os dois primeiros classificados desta competição da Zona II garantam a qualificação directa para a fase final da Copa África das Nações para os futebolistas residentes (CHAN).

“Essa possibilidade de qualificação para a CHAN seria ‘ouro sobre azul’. A Copa Amílcar Cabral ganharia prestígio, do ponto de vista desportivo, e seria um espaço e uma grande oportunidade para os nossos jogadores residentes mostrarem as suas potencialidades, tendo em conta a situação actual, onde são ‘barrados’ na selecção ‘A’, pelos futebolistas profissionais”, salienta Semedo.

Entretanto, Mário Semedo diz que é preciso, agora, esperar por uma reacção da CAF, que esteve representada na reunião da UFOA.

HISTÓRICO

A Taça Amílcar Cabral é uma competição de selecções de futebol da África Ocidental. Engloba os países da chamada Zona 2 do CSDA. O nome da competição é uma homenagem a Amílcar Cabral, Herói Nacional de Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Teve sua I Edição em 1979 e era disputada anualmente, até 1989, quando passou a ser bienal, até 1997. Ficou sem ser disputada por três anos, quando foi retomada em 2000, seguindo-se o campeonato de 2001.

Houve uma nova interrupção, desta vez, de quatro anos, sendo retomada em 2005, novamente de forma bienal. A Edição de 2009 foi cancelada. Senegal é o maior vencedor da competição, com oito títulos.

Cabo Verde conquistou o troféu apenas uma vez, e foi quando organizou a competição pela segunda vez, isto é, em 2000.

Anacao

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment