Saturday, June 18, 2011

Campeonato Nacional de Cabo Verde – Antevisão das Meias-Finais

A mais importante competição cabo-verdiana de clubes entra hoje na reta final, com 4 cães na corrida a um só osso. Na Praia, o Sporting local, recente tetracampeão nacional, recebe a sensacional Académica, que viaja da cidade do Porto Novo. No Sal, o repetente Académico, dominador na liga doméstica, recebe o favorito (quase) unânime, o Mindelense, em busca da glória do passado. Tudo a partir das 16 horas, sendo o Sporting – Académica transmitido pela TCV.

Sporting da Praia vs Académica do Porto Novo

O Sporting, vice-campeão de Santiago Sul, iniciou a caminhada com uma exibição tímida frente ao Benfica de Santa Cruz, uma das sensações do Nacional, garantindo uma vitória por 1-0. Depois deixou o pássaro fugir em frente ao Mindelense, após desperdiçar algumas boas oportunidades nos primeiros 45 minutos, tendo sucumbido na segunda parte perante a superioridade tática e física dos “Leões da Rua da Praia”. O apuramento foi garantido com as vitórias seguintes nos Mosteiros, em Sal-Rei, e frente ao Ultramarina, na Várzea. Com um núcleo duro que oscila entre o experiente e o idoso, conforme o ponto de vista, tudo se pode esperar do conjunto leonino, convertida em raposa matreira que quer afirmar que a idade é um posto. A figura é Theodore, jogador com classe superior e bombardeiro com dotes comprovados.

A Académica do Porto Novo, prova provada do vigor do futebol santantonense (recorde-se que o Sporting do Porto Novo também atingiu as meias-finais há 2 anos, aliando os bons desempenhos da seleção santantonense nas duas últimas edições da Taça Independência), venceu um grupo onde despontavam os nomes do futuro-ex-campeão nacional, o Boavista da Praia, e o Académico do Sal. Nem a infelicidade do sorteio, que ditou visitas da Micá ao terreno dos dois principais rivais, foi barreira para os portonovenses: silenciaram a Várzea com uma exibição de bom nível, chegando a espaços a justificar algo mais do que o empate, e mostraram coração e garra no Sal, arrancando um empate a 2 golos. Num derby santantonense, recuperaram de uma desvantagem inicial para cilindrar o Rosariense, 5-2, e voltaram a aplicar um corretivo, desta vez ao Onze Unidos, 4-0. Com alguns jogadores de valia, destaca-se o intratável Oceano, figura maior na última Taça Independência, médio com categoria que justificaria uma incursão no profissionalismo além-mar, caso a sorte o acompanhe.
Previsão: Sporting 0 vs 1 Académica


Académico do Sal vs Mindelense

O Marcelo Leitão recebe o encontro de dois candidatos assumidos ao título. O Académico tenta atingir a final depois de na época passada ter ficado pelo “quase” frente ao Boavista da Praia. Surpreendidos pelo Rosariense, permitiram o empate a um golo, tendo depois sido incapazes de aguentar uma vantagem frente à Académica do Porto Novo, os salenses só confirmaram na última curva mais uma presença nas meias-finais: vitória por 3-1 frente ao Boavista e reviravolta decisiva no Maio (2-1), na última ronda, quando a vitória era o único objetivo. Djerman, o carrasco dos boavisteiros, vai tentar derrubar o Golias Mindelense.
Todos os anos o Mindelense assume, no início de época, que é desta o retorno à glória. Há dois anos sucumbiram com estrondo na Várzea, 3-0 frente ao, então, todo-poderoso Sporting. Esta época, contudo, foram à Várzea ajustar contas e saíram com uma justíssima vitória, confirmando a goleada imposta na ronda anterior frente aos Vulcânicos por 6-0. Contra o Sal-Rei notou-se algum laxismo, mas a vitória lá havia de surgir. Em São Nicolau, voltaram a passear superioridade. Já com o primeiro lugar garantido, não conseguiram ultrapassar a bem organizada equipa do Benfica de Santa Cruz, o que motivou protestos dos (exigentes) adeptos leoninos. Resistindo bem à perda de Sténio, a meio da época, para o profissionalismo em Portugal, o Mindelense é uma equipa recheada de bons valores, com destaque para Vozinha, o melhor guarda-redes cabo-verdiano da atualidade e o menos batido do CN. E um bom guarda-redes vale pontos… e títulos.

Previsão: Académico 1 vs 1 Mindelense

Eder Shamir B. L. Semedo - criolosports

http://www.criolosports.com/

2 comments:

  1. bom texto ma n ta diskorda na resutadus: sporting - Academica (1-0), Academico-mindelense(1-2)

    ReplyDelete