Sunday, June 19, 2011

Por entre frangos, surpresa no Estádio da Várzea: Sporting 1 vs 2 Académica

A Associação Académica do Porto Novo deu hoje um passo de gigante rumo à final do Campeonato Nacional, graças à vitória por duas bolas a uma na cidade da Praia frente ao Sporting local.
Encontro de partes bem distintas, é necessário realçar o excelente espectáculo oferecido pelas duas equipas nos primeiros 45 minutos, onde as oportunidades foram muitas, principalmente para a formação leonina. Zé di Tchetcha deu o primeiro sinal de perigo aos 10 minutos, finalizando um ataque pela direita com um remate que roçou o poste da baliza defendida por Nélson. Resposta (e que resposta!) imediata dos portonovenses aos 13 minutos: Oceano, um génio de 26 anos com passagem pelo FC Derby, trata muito bem a bola na cobrança de um livre à entrada da área e ela, obediente, bate com estrondo na barra da baliza de Maguette; segunda parte do filme, Tartá aparece para a recarga e coloca a bola no fundo da baliza. Festejos de curta duração, pois o auxiliar do árbitro Paulo Paixão assinala um fora-de-jogo que as imagens nem confirmam nem desmentem. Assim sendo, benefício da dúvida para a equipa de arbitragem, que tomou a decisão possível num lance de difícil análise. Refeitos do susto, os “leões” voltam à abordagem por intermédio de Caló, o veterano avançado que tantas alegrias deu ao serviço da Seleção Nacional de Futebol, que conclui com um remate perigoso uma jogada de insistência de Chelo. O relógio marcava 17 minutos. O mesmo Caló está perto do golo 2 minutos depois: cabeceamento perfeito, ou quase perfeito, se contabilizarmos a excelente defesa de Nélson. Os praienses não tiravam o pé do acelerador e, aos 22 minutos, Di di Mena atira do meio da rua, tendo Nélson defendido com os olhos. Aos 25, a melhor oportunidade chegava: Zé di Tchetcha isola-se, pergunta a Nélson onde quer a bola, mas não deve ter obtido resposta pois o guarda-redes dos “estudantes” impede o golo. Badio I completa a intervenção do seu guarda-redes e atira a bola para os confins da Várzea da Companhia. Foi à passagem da meia hora que Maguette volta a ser chamado a intervir, respondendo bem a um bom cruzamento de Oceano. O mesmo Oceano, dois minutos depois, agarra por trás o internacional Dário a meio do seu meio-campo defensivo. É amarelado, justamente, e vê Dário fazer um golo de levantar o estádio: um petardo a uns 30 metros de distância vai parar no ângulo superior direito da baliza de Nélson, que não se livrou de ficar mal na fotografia. 1-0, vence e convence o Sporting. Eis que surge na partida o primeiro lampejo de Dénis, o extremo direito da “Micá”. Parte da direita para o meio, ultrapassa meio mundo e só é travado em falta por Piki. Do livre nada resulta, mas convém que o leitor fique atento às próximas aparições de Dénis neste filme. 41 minutos, terceira boa oportunidade para Caló, Nélson faz mais uma defesa de qualidade, como que a querer confirmar que o lance do golo não foi nada mais do que um erro pontual de um bom guarda-redes. Pouco antes do intervalo, Dário volta a tentar a sorte do meio da rua e Nélson só defende à segunda. Paulo Paixão apita e o Sporting parte para o intervalo com uma vantagem justa, quiçá demasiado curta.
No reatamento, sai Badio II, pouco em jogo, e entra Nélson, outro ator “estudante” a ter em atenção mais tarde. Ritmo muito lento, previsível, com um Sporting satisfeito com a vantagem magra, sem golos sofridos, e uma Académica descrente, parecendo satisfeita pela desvantagem mínima, que tudo deixava em aberto para a 2ª mão. 57 minutos, Zé di Tchetcha dá um pontapé no marasmo, após jogada de Caló, mas Nélson defende, sempre atento. 67 minutos, um dos momentos do jogo: Loloti domina mal a bola dentro da sua área, perde-a para um adversário e toca na mesma bola, deliberadamente, com a mão. Penalti incontestável a favor da Académica que Oceano tratou de converter: bola para o lado direito, Maguette para o lado esquerdo. Clássico. E golo do empate. A Académica parece outra, ameaça tomar conta da partida, enquanto os leões sucumbem, seja pelo desânimo ou pela falta de frescura física. Ainda tentam voltar à vantagem por intermédio de Theodore, que atira ao lado na sequência de um canto. Theodore, praticamente ausente durante todo o jogo. 76 minutos, retorna o Homem-Relâmpago, Dénis. Conduz sozinho toda a jogada e, sem linhas de passe, atira a rasar o poste esquerdo de Maguette. Minuto seguinte: Dénis, sempre pela direita, cruza com veneno, com tanto veneno que Maguette se viu forçado a largar a bola quando se viu na eminência de entrar com a mesma dentro da baliza, tal era o efeito. No segundo ato, Nélson, que parece ter tido oportunidade de balbuciar um “obrigado” ao guardião senegalês, teve todo o tempo de mundo para empurrar a bola, fazer o segundo golo e levar ao delírio os muitos santantonenses que marcaram presença nas bancadas da Várzea. O Sporting bem tenta, quer dizer, bem bombeia bolas para a área da Académica, invariavelmente sem perigo. E são da Académica as duas últimas oportunidades de golo: 1º é Nélson que aparece isolado, mas Maguette foi lesto desta vez, impedindo o 3-1 E 2º, a melhor jogada do encontro! Dénis faz gato-sapato de Tô, o lateral-esquerdo leonino, ganha a linha e coloca uma bola teleguiada na cabeça de Nélson, que cabeceia com maestria. E maestria não faltou a Maguette, que deu final à melhor jogada do encontro com uma defesa extraordinária. 91 minutos de jogo, alívio nos adeptos leoninos.
94 minutos, Paulo paixão apita duas vezes. Cai o pano. A Académica está a 90 minutos de fazer história no futebol santantonense e cabo-verdiano.

Sporting: Maguette, Admar, Piki, Loloti, Tô, Chelo (Edmar 74’), Dário, Di di Mena, Theodore (Vargas 79’), Caló e Ze di Tchetcha (Ballack 85’)
Cartões amarelos: Piki 39’, Chelo 54’, Dário 63’, Loloti 67’

Académica: Nélson, Tartá, Badio I, Ponk, Niki, Badio II (Nélson 46’), Oceano (Di de Tana 91’), Dénis, Nicha, Eli, Emerson (Vani 80’)

Cartões amarelos: Oceano 31’, Emerson 70’

Árbitro: Paulo Paixão – dúvidas em relação ao golo anulado ao Tartá e no cartão amarelo exibido a Emerson, muito bem na grande penalidade assinalada e na gestão da partida. Nota positiva.

MVP: DÉNIS

Eder Shamir B. L. Semedo - criolosports

http://www.criolosports.com/

4 comments:

  1. Um excelente filme do jogo... muito pormenorizado. Bom trabalho! Abraço

    ReplyDelete
  2. grandi storia di jogu. excelente trabadju

    ReplyDelete
  3. grandi trabadju na retrata es djogu li pa!!! Pa mi ki ka tivi opurtunidadi di odja nta agradeci nhos.

    ReplyDelete