Sunday, July 10, 2011

Campeonato Nacional de futebol: Mindelense sagra-se campeão

A equipa do Mindelense sagrou-se este Sábado, 9, campeão de nacional de futebol, ao empatar a zero bolas com o Sporting da Praia, regressando, assim, á ribalta do futebol cabo-verdiano após 13 anos.
O empate sem golos garantiu aos encarnados de São Vicente o seu oitavo título de Campeão Nacional depois da Independencia de Cabo Verde (14 na sua totalidade, se os titulos conquistados antes da Independencia forem incluidos), já que a equipa são vicentina tinha derrotado o Sporting da Praia 1-0, na Várzea, no jogo da primeira mão da final.
Com o estádio Adérito Sena completamente cheio, e encontrando-se em desvantagem de um golo, o Sporting foi o primeiro a criar lance de perigo, logo ao primeiro minuto, quando Theodore beneficiou de um ressalto na grande área, mas rematou ao lado da baliza de Vozinha. O Mindelense respondeu aos 14 minutos, com Calu a rematar, à entrada da grande área, para a defesa do guarda-redes Maguete.

Depois deste início emotivo, a primeira parte continuou com as duas equipas a não apresentarem um futebol à altura de dois grandes do futebol cabo-verdiano. No entanto, o Sporting continuou melhor no jogo, fazendo maior pressão e melhor circulando a bola. Aos 35 minutos, os "leões" da Capital estiveram mais uma vez perto de marcar, valendo um corte da defensiva do Mindelense.


Na segunda parte, o Sporting abriu o jogo, arriscando mais á procura do golo de empate na eliminatória. O Mindelense aproveitou e criou alguns lances de perigo. Aos 79 minutos, Fufura, o melhor marcador do nacional de futebol, falhou o golo que poderia tranquilizar a equipa da casa.

Já em tempo de desconto, o Sporting, teve a oportunidade de levar o jogo para o prolongamento, mas o remate de Dário, na sequência de um pontapé de canto, bateu ao poste.
Resultado final, Mindelense 0 – Sporting 0.
Mindelense festejou o regresso ao título de campeão cabo-verdiano de futebol frente a 4 mil espectadores que encheram o estádio Aderito Sena.
Para alem da Taça de Campeão de Cabo Verde, que foi recebida pelo capitão Nhambú, das mãos do presidente da Republica, Pedro Pires, o Mindelense conquistou a Taça Fair Play, melhor marcador (Fufura), guarda-redes menos batido (Vozinha), melhor treinador (Almara) e melhor dirigente desportivo (Adilson Nascimento).

Oceano, o médio atacante da equipa da Académica do Porto Novo de Santo Antão, foi considerado o melhor jogador.

Ficha Técnica:
Estádio: Adérito Sena, São Vicente
Jogo: Final do campeonato nacional de futebol
Equipa de arbitragem: Paulo Paixão, Albertino Rosário e João Sanches.

Resultado ao Intervalo: Mindelense,0 – Sporting, 0.

Acção disciplinar: Cartão Amarelo: Di di Mena, Vozinha, Duba, Caló.
Mindelense: Vozinha, Palela, Valy, Nhambu, Menhe, Guga, Djim Kelly, Betche (Adir), Calu, Duba e Fufura (Toy Adão).
Treinador: Almara
Sporting: Maguete, Tó, Loloty, Admar, Vargas, Lé (Seninho), Dário, Edmar (Ballack), Theodore, Di di Mena e Zé di Tchetcha (Caló).
Treinador: Já
Resultado Final: Mindelense 0 - 0 Sporting da Praia

ADP – criolosports

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment