O seleccionador nacional de judo de Angola, o cabo-verdiano José Rodrigues dos Santos Semedo, encontra-se em Cabo Verde onde tem estado a encetar contactos com entidades desportivas e representantes da modalidade, com vista sua integração no panorama desportivo cabo-verdiano. José Semedo, que regressou da Argélia onde conduziu a selecção de judo de Angola para a conquista de duas medalhas de bronze nos All Africa Games, ressalvou a Inforpress que está determinado em trocar Angola, país onde reside, para trabalhar para o benefício da modalidade e dos seus praticantes no seu torrão natal, Cabo Verde.
Seleccionador nacional de Angola de há dois anos a esta parte, Rodrigues sonha trabalhar em casa e contribuir, cada vez mais para o engrandecimento do judo, uma vez que ambiciona tornar-se seleccionador nacional de modo a colmatar o sonho que nunca se tornou realidade em competir com as cores da bandeira nacional, enquanto atleta de eleição.
Pela sua experiência adquirida na alta competição, o treinador da equipa nacional de Angola garante que “Cabo Verde nunca irá decepcionar com a sua entrada no judo nacional”, pois afirma que pratica a modalidade há 26 anos e que nos dois últimos cursos realizados na África do Sul, foi considerado o melhor treinador africano.
Graduado com o quarto dam de judo, Rodrigues dos Santos tem um rico palmares enquanto atleta de eleição que se traduz na conquista de 18 títulos consecutivos de campeonatos provinciais e 16 de campeonatos nacionais de Angola.
A nível internacional conta com dois títulos de vice-campeão de África, um quinto lugar nos jogos Panafricanos e dois Campeonatos da Europa no Torneio Internacional Cobaias, que anualmente se realiza em Portugal.
Com uma carreira internacional recheada de êxitos, José Rodrigues trabalhou durante um ano como seleccionador nacional da equipa júnior, tendo ascendido à equipa principal na qual trabalha com 16 atletas seleccionados.
Para além do seu papel à frente da equipa nacional angolana, este internacional trabalha com o Grupo Desportivo da Banca, considerado o melhor clube de judo de Angola.
Da sua recente participação nos Jogos Panafricanos em Argélia, afirma que a equipa nacional não conseguiu atingir a meta preconizada, com o argumento que a selecção angolana foi trabalhada para regressar com a medalha de ouro.
Disse que a equipa teve uma decepção nos trabalhos de preparação, já que foi a Cuba para estagiar-se com a equipa nacional, mas que teve de recorrer-se a uma equipa de escalão secundário, já que a selecção principal cubana encontrava-se na China, onde preparou os seus jogos panamericanos Rio’2007.
Inforpress
Monday, August 6, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment