Wednesday, August 8, 2007

Taça Independência: A festa do futebol começa amanhã no estádio “Adérito Sena”


A selecção da ilha do Fogo, que amanhã defronta a congénere de São Vicente no jogo inaugural da Taça Independência, foi a primeira das oito convocadas a desembarcar na ilha do Porto Grande. Curiosamente, a selecção do Fogo foi nos últimos dias muito falada devido a dificuldades que quase inviabilizavam a viajem da equipa ao Mindelo.

“Reunimos diversas vontades, inclusive do Presidente da República, os problemas ficaram para trás, agora importa elevar o nome da ilha do Fogo”, disse Pedro Pires, presidente da Associação de Futebol do Fogo, à Inforpress.

Por outro lado, a organização, através de Gerson Melo, presidente da Associação de Futebol de São Vicente, avança que “tudo está no seu devido lugar” e à espera do apito do árbitro, amanhã às 16:00 horas, para se arrancar com a maratona de 10 jogos em 12 dias.

A organização garante, ainda, um “olhar atento” às questões de segurança no exterior e no interior do estádio, uma forma de evitar situações desagradáveis como aquelas que aconteceram por ocasião da segunda mão da final do nacional de clubes.

“Vamos interditar a entrada de garrafas de vidro no estádio, mesmo as de plásticos serão vendidas sem a respectiva tampa, e os espectadores serão revistados à entrada”, anuncia Gerson Melo.

Por isso, a organização pede aos espectadores para se dirigirem cedo ao estádio a fim de facilitar o processo de segurança.

Relativamente ao alojamento das caravanas, vão ser acolhidas em sete residenciais do Mindelo e serão acompanhadas, desde a chegada no aeroporto e durante toda a estada, por um elemento designado pela organização.

O apoio médico está igualmente garantido, segundo Gerson Melo, durante a realização do jogos com a presença em permanência de uma equipa médica, sem descurar que o Hospital Baptista de Sousa vai “disponibilizar todas as facilidades no atendimento” aos participantes, desde que devidamente identificados.

Em números, a organização já começou a receber no Mindelo nove caravanas de 22 pessoas cada, sendo 18 futebolistas e quatro dirigentes, totalizando 198 elementos e ainda os presidentes da FCF e da Comissão Nacional de Arbitragem e árbitros nacionais.

As nove equipas que vão disputar a prova, recorde-se, estão divididas em três grupos de três equipas cada, sendo Grupo A formado pelas selecções de São Vicente, Fogo e Brava, Grupo B, Sal, S. Nicolau e Maio e ainda Grupo C que integra as selecções de Santiago, Santo Antão e Boa Vista.

CALENDÁRIO DOS JOGOS

As selecções de São Vicente e do Fogo dão amanhã, as 16:00 horas, o início à edição 2007 da Taça Independência, prova que reúne no Mindelo as selecções seniores das nove ilhas habitadas do arquipélago.

Serão disputados 12 jogos em 10 dias. A segunda jornada, na sexta-feira, 10, contempla os jogos Sal – S. Nicolau, às 14:30 horas, e Santiago – Santo Antão, as 16:30 horas.

A terceira jornada prevê apenas um jogo, sábado, 16:00 horas, entre as selecções do Fogo e da Brava.

Os dois jogos por jornada regressam no domingo, 12, com S. Nicolau - Maio e Santo Antão - Boa Vista.

Segunda-feira, 13, disputam-se os jogos São Vicente – Brava e Sal - Maio, e a primeira fase fica concluída terça-feira, 14, com um único jogo, Santiago – Boa Vista.

As meias-finais estão previstas para o dia 16, às 14:30 horas vencedor do Grupo B defronta o vencedor do Grupo C e, às 16:30 horas, o vencedor do grupo A defronta o melhor segundo classificado da primeira fase.

A final disputa-se no dia 18. Todos os jogos serão disputados no estádio “Adérito Sena”.

Inforpress

No comments:

Post a Comment