
O extremo João Gomes, actualmente ao serviço da selecção portuguesa no Euro2007 de basquetebol, vai representar nos próximos três anos o Cantábria, da segunda liga espanhola (LEB), revelou hoje à Agência Lusa o vice-presidente do Barreirense, António Libório. «Depois de quatro ou cinco propostas concretas que chegaram ao Barreirense, acabámos por escolher o Cantábria. Foi uma proposta válida, sustentada e suportada, que cobriu a cláusula de rescisão», acrescentou o dirigente do clube da Margem Sul, sem querer adiantar as verbas envolvidas.
Apesar dos números envolvidos no negócio não terem sido revelados pelo dirigente do Barreirense, António Libório assegurou que «significativa parte da verba será aplicada em infra-estruturas desportivas, entre elas o arranque da construção de um novo pavilhão».
«Foi a maior transferência do basquetebol português», assegurou António Libório, que recusou propostas de clubes das principais ligas espanholas, alemãs e italianas «para salvaguardar o futuro de João Gomes».
Para o dirigente, o Cantábria (campeão da última fase regular da LEB) «é, neste momento, o melhor destino» para o jogador da selecção portuguesa, pois uma solução da principal liga espanhola (ACB) reduziria as oportunidades de João Gomes «a dois ou três minutos de jogo».
«Foi uma decisão que também privilegiou a estabilidade emocional do atleta, que agora vai ter a cabeça limpa no Europeu», esclareceu António Libório.
Em finais de Junho, João Gomes comprometeu o sonho de entrar na Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA), ao falhar a eleição, em Nova Iorque, para as duas rondas do «draft» (60 lugares), isto depois de ter treinado nos Milwaukee Bucks, Portland Trail Blazers, Boston Celtics, Minnesota Timberwolves e Detroit Pistons.
Natural da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, João Gomes integra a selecção portuguesa que vai participar no Euro2007, com o jogo de estreia marcado para segunda-feira, diante a anfitriã e campeã do Mundo Espanha, na jornada inaugural do Grupo B, onde figuram também as selecções da Croácia e da Letónia.
Diário Digital / Lusa
No comments:
Post a Comment