
O seleccionador cabo-verdiano de basquetebol, Emanuel Trovoada “Mané”, mostra-se emocionado com a subida de 12 posição de uma só assentada da selecção nacional de Cabo Verde no ranking da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA). Em declarações à Inforpress, Mané considera esta proeza de histórica para a equipa nacional, pois, alega que se trata de um reconhecimento ao mais alto nível pelo “excelente desempenho” da selecção de Cabo Verde na fase final da 24ª edição do Afrobasket, realizado recentemente em Angola.
Agora, de acordo com Mané, é fundamental que Cabo Verde consiga manter esta 57ª posição, o que a seu ver, exige muita determinação das autoridades desportivas, designadamente, a criação de condições propícias para os trabalhos da selecção.
O timoneiro cabo-verdiano diz esperar que, com esta proeza no ranking internacional, as pessoas passem a acreditar muito mais no valor da selecção nacional, com o argumento que Cabo Verde está bem dotado de valores, capazes de fazer novas histórias nos próximos compromissos internacionais.
Mané garante que não é nada fácil uma selecção que trabalha nas condições que preparou a equipa crioula para Angola ultrapassar no ranking da FIBA equipas europeias, onde as condições de trabalho são de longe incomparáveis com as existentes no país.
Cabo Verde ocupa actualmente a 57 posição no ranking da FIBA e está lado a lado com países como a África do Sul, Bulgária e Macedónia, chegando mesmo a ultrapassar países europeus como a Estónia, Hungria e Suécia.
Entre os países lusófonos Cabo Verde figura em 4º lugar, atrás de Angola (14º), Brasil (17º) e Moçambique (56º).
O ranking mundial da FIBA, integrado por 74 países, é liderado pelos Estados Unidos da América, seguido da Argentina, Espanha, Sérvia, Lituânia e Itália.
Inforpress
No comments:
Post a Comment