Friday, August 24, 2007

Ciclismo: Volta a ilha de Santiago inicia com 15 ciclistas

15 ciclistas em representação dos concelhos da Praia, Santa Catarina, Assomada, Ribeira Grande e Paul iniciaram, esta manhã, na Ribeira Grande de Santiago (antiga Cidade Velha), a quarta edição da prova de ciclismo, a segunda da volta à ilha de Santiago, promovida pelo Projecto Francês AGIR da “Alliances et Échanges”. A realização desta edição esteve tremida até ao seu arranque, cerca de duas horas e 30 minutos após a hora inicialmente prevista, já que os ciclistas ameaçaram boicotar a prova, porquanto reivindicaram o prémio do ano transacto, prova ganha pelo ciclista da ilha do Fogo, Humberto Alves.

Outrossim, a organização não tinha qualquer garantia para a entrega dos prémios deste ano, pelo que a prova só se tornou realidade após a secretaria de Estado da Juventude e Desportos ter decidido assumir a totalidade dos prémios desta edição na ordem dos 375 mil escudos.

O presidente da Associação AGIR, José (Zé) Boaventura fez questão de agradecer o envolvimento das entidades desportivas na realização deste evento, com o argumento que a falta de cumprimentos de alguns parceiros esteve na origem deste atraso na atribuição dos prémios aos vencedores.

Boaventura promete encetar contactos com uma instituição cabo-verdiana já amanhã, com o intuito de resolver a questão dos prémios da volta à ilha de Santiago de 2006.

Refira-se que a primeira etapa termina em Pilão Cão, São Miguel, para no dia seguinte os ciclistas iniciarem a segunda caminhada com a primeira escala na Via do Mangui (Tarrafal), seguida de uma nova paragem na cidade de Assomada. Aprova termino no local da partida, Ribeira Grande.

Humberto Alves do Fogo, Zé Rui (Netcha) de São Vicente, Djô de Santo Antão, são tidos pelos próprios concorrentes como os ciclistas mais cotados para a conquista da vitória.

Inforpress

No comments:

Post a Comment