Thursday, August 30, 2007

Scolari defende-se com cabo-verdianos perante polémica chamada de brasileiro


Luiz Felipe Scolari divulgou a lista de 23 jogadores chamados para os dois próximos jogos da selecção portuguesa, frente à Sérvia e à Polónia, relativos ao apuramento para o UEFA EURO 2008™. Destaque para a primeira chamada de Pepe e para os regressos de Petit, Nani, Maniche e Hugo Almeida.

Estreia de Pepe
Portugal defronta a Polónia, no dia 8 de Setembro, às 21h00, no Estádio da Luz, e a Sérvia, no dia 12 de Setembro, também às 21h00, no Estádio José Alvalade, em dois importantíssimos jogos de apuramento para a fase final do EURO 2008™, que vai decorrer na Áustria e Suiça. Além da chamada do central do Real, nascido no Brasil, destaque para o regresso de Petit (após castigo), além de Nani, que representou os Sub-21 no passado encontro, frente a Malta. Maniche e Hugo Almeida estão igualmente de volta às opções de Scolari. Já Miguel Veloso, que se estreou nas convocatórias diante da Arménia, ficou de fora desta vez.

Utilidade no jogo aéreo
"Pepe pode ser útil à selecção pelo seu jogo aéreo e pela velocidade. Ficamos assim com atletas de características diferentes e poderemos ter no futuro diferentes variantes e sistemas”, adiantou Scolari sobre a chamada de Pepe, desvalorizando o facto de o jogador ter nascido no Brasil. No que toca à convocação de Maniche, o técnico referiu: “Maniche está num excelente momento físico. É importante para nós e para ele por uma série de detalhes que se têm passado no Atlético Madrid ultimamente”.

Resposta à polémica
Luiz Felipe Scolari, justificou a chamada do luso-brasileiro afirmando que "Pepe pode ser útil", além de salientar que "com atletas com características diferentes, poderemos ter no futuro diferentes variantes e sistemas".

«Todos nós ficamos muito felizes por o Nélson Évora ter sido campeão mundial no triplo salto em comprimento. Que é português, sim. Mas nasceu onde? Vamos deixar de ser hipócritas, se é para o atletismo pode ser naturalizado, se é para o râguebi pode, se é para futsal pode, se é para o basquetebol pode, se é para o futebol não pode porquê?», disse o técnico.

«Temos o Nani que nasceu em Cabo Verde, o Bosingwa que nasceu no Congo, o Daniel Fernandes que nasceu no Canadá, o Manuel da Costa que nasceu na França, portanto é normal»

Convocados de Portugal
Guarda-redes: Quim (Benfica), Ricardo (Real Betis Balompié).

Defesas: Bruno Alves (FC Porto), Fernando Meira (VfB Stuttgart), Jorge Andrade Juventus), Bosingwa (FC Porto), Pepe (Real Madrid CF), Miguel (Valencia CF), Caneira (Valencia CF), Paulo Ferreira (Chelsea FC).

Médios: Deco (FC Barcelona), Petit (Benfica), João Moutinho (Sporting), Maniche (Club Atlético de Madrid), Raúl Meireles (FC Porto), Tiago (Juventus).

Avançados: Cristiano Ronaldo (Manchester United FC), Hélder Postiga (FC Porto), Hugo Almeida (SV Werder Bremen), Nani (Manchester United FC), Nuno Gomes (Benfica), Ricardo Quaresma (FC Porto), Simão Sabrosa (Club Atlético de Madrid).

AINDA SOBRE CABO-VERDIANOS: BETINHO TIRA LUGAR A CARLOS ANDRADE

O seleccionador luso de basquetebol, Valentyn Melnychuk, já reconheceu que foi muito difícil deixar Carlos Andrade de fora dos 12 eleitos para o Europeu de Espanha, que se realiza entre 3 e 16 de Setembro.

"É uma decisão que custa muito. Durante os últimos três anos foi um líder no balneário, nos treinos e da equipa, mas tinhamos que enviar a lista e os médicos não nos deram a garantia de que ele estaria recuperado a 100 por cento", referiu o técnico de origem ucraniana.

Com a obrigação de escolher apenas um dos 2 naturalizados ao seu dispor, Melnychuk acaba por levar o jovem João "Betinho" Gomes, que nasceu em Cabo Verde, tal como Andrade.

"São jogadores com características diferentes. O João Gomes é forte fisicamente e tem fundamentos, mas falta-lhe experiência", defendeu o seleccionador, não escondendo o desalento por não poder contar com Carlos Andrade. "Perdemos um filho", garantiu.

A selecção lusa parte sábado para Sevilha, onde se estreia segunda-feira no Grupo B do Europeu, frente à Espanha, anfitriã e campeã mundial.

Da Redacção com informações da UEFA - www.uefa.com e do Record

No comments:

Post a Comment