Friday, September 21, 2007

Cabo-verdiano e francês iniciam hoje Paris-Dakar a pé

Dois jovens desportistas, um cabo-verdiano e o outro francês, iniciam hoje uma viagem de quatro meses de marcha, para ligar Paris a Dakar, percorrendo a pé 6.500 quilómetros por cinco países. A aventura de Raimundo Ferreira Querido (Mundinho), de 26 anos, e Daniel Girondeaud, de 27, só terminará efectivamente em Cabo Verde, ainda que no Senegal tenham de fazer a última etapa de barco ou de avião.

De acordo com o jornal Expresso das Ilhas, que publica na edição desta semana os detalhes da iniciativa, os dois irão atravessar a pé a França, Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal.

Procurando fazer um percurso idêntico ao Paris-Dakar mas agora a caminhar, os dois terão de atravessar, nomeadamente, as montanhas dos Pirinéus (França-Espanha) e do Atlas, em Marrocos, e «vencer» o deserto do Sahara.

A ideia partiu de Mundinho, que quer incluir Cabo Verde no famoso trajecto, motorizado, que liga a Europa ao Senegal (e que ainda este ano partiu de Lisboa).

Os dois, diz o semanário, partem hoje de Paris, passam por Bayone, Madrid, Córdoba, Sevilha e Cadiz. Depois, já em Marrocos, passam por Marraquexe, atravessam as montanhas do Atlas e seguem pela costa atravessando a Mauritânia para chegar a Dakar, no Senegal, dentro de mais de quatro meses.

Mundinho idealizou a iniciativa após umas férias em Cabo Verde (vive em França), quando com um primo fez a pé o percurso Praia-Tarrafal, de 12 horas.

Os dois jovens tiveram alguns apoios em França mas Raimundo Ferreira pretende ainda algum apoio de Cabo Verde, para o regresso, de avião, a Paris.

«Seria bom que pudéssemos contar com o apoio do meu país, pois vamos promover com este Paris-Dakar a imagem de Cabo Verde, não só como destino turístico», disse ao jornal.

Os dois jovens afirmam que estão bem preparados para a caminhada. Ambos desportistas, Daniel Girondeaud já participou em diversas iniciativas, como anúncios publicitários, onde é posta à prova a destreza e capacidade física.

Diário Digital / Lusa

No comments:

Post a Comment