O clube, inspirado no Corinthians Paulista, nasceu no bairro do Alto São Nicolau e actualmente dedica-se ao futebol, nos escalões de base (Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores. Foi o primeiro clube desportivo de Cabo Verde a filiar-se numa Câmara de Comércio
O Sport Club Corinthians de São Vicente, completou ontem 20 anos de existência. O clube, que nasceu no bairro do Alto São Nicolau, actualmente dedica-se ao futebol, nos escalões de base (Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores). Este ano criou a Escola de Iniciação Paulo Jorge Chantre Fonseca “Kroll” que recebe crianças 6 aos 12 anos de idade. A escola é homenagem ao lendário técnico de várias gerações, que foi morto em Fevereiro de 2000.
O clube alvinegro já teve secções de andebol, volei e ciclismo e ganhou vários títulos nos diversos escalões e dezenas de torneios em que participou. Cerca de quatro mil jovens passaram pelo clube durante este tempo: muitos conseguiram atingir altos voos, casos de Tutay, actualmente no UTA Arad, da Roménia, com passagens pelo Benfica (Portugal), PSV Eindhoven (Holanda), Tottenham (Inglaterra), entre outros. Também vestiram a camisa do “timão”, atletas como Tubola, Marley – o melhor jogador da última Taça de Cabo Verde -, Fock, Dirceu, Jerry, o internacional Nando e mais de 80 atletas que hoje defendem vários clubes no país e no estrangeiro.
Actualmente o clube busca parceiros para o seu projecto clube-empresa, com administração profissional para se adequar à nova realidade do desporto mundial. Um dos passos foi a sua filiação nas Câmaras de Comércio do país: o primeiro clube desportivo de Cabo Verde a fazê-lo. Outro passo foi a sua filiação na Associação Regional de Futebol para poder disputar o campeonato de São Vicente no escalão sénior.
O clube, inspirado no Corinthians Paulista, considerado o maior clube do Brasil, há algum tempo que vem investindo nos seus recursos humanos. Os seus técnicos Jorge Conceição (Djodje), Ivraldino Borges (Tatan) e Adilson Serrão já estiveram em São Paulo – Brasil, fazendo curso de treinador e foram aí colegas de Wilson Gotardo, Dunga, Ricky, entre outros. Também foram alunos de conceituados técnicos como Carlos Alberto Parreira e Emerson Leão.
Nos seus 20 anos de existência, os corintianos de São Vicente lutaram contra os mais difíceis obstáculos, sempre com convicção e embalados pelo grito de guerra: “Oh raça, oh raça corintiana, nôs é assim até morre. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 … 1000 ôn nô ta vive”.
MF
Campeonato Nacional de Boxe
ILHA DO SAL ESTREIA-SE COM UM TÍTULO
Santiago Sul fez quase o pleno no Campeonato Nacional de Boxe: só um título lhe escapou – o de 69 kgs. É esta superioridade absoluta que faz da Praia a ca+ital do boxe em Cabo Verde
Praia, 25 Setembro - Santiago Sul conquistou títulos em quase todas as categorias do Campeonato Nacional de Boxe, que decorreu no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, cidade da Praia. A ilha do Sal, que participou pela primeira vez numa prova nacional com dois pugilistas, levou para casa um título de campeão e outro de vice-campeão.
Jacinto Santos, de Santiago Sul, conquistou o título de campeão nacional, na categoria dos 81 kg, ao vencer Lp Dgio, de Santiago Norte, por 2-1; João dos Santos, de Santiago Sul, conquistou o troféu de primeiro na categoria dos 75 kg, ao vencer Nelson Araújo, de São Vicente, por 2-1; nos 69 kg, Ambrósio Pinto, de Santiago Sul, conquistou o primeiro lugar no podium ao vencer o pugilista Mário Assunção, da ilha do Sal ,por votação unânime de 3-0; com um KO no segundo assalto, sobre o pugilista de São Vicente, Valdo dos Reis, Danielson Varela, de Santiago Sul, conquistou o título na categoria dos 64 kg; nos 60 kg, Vanildo Tavares, do Sal, venceu na final o pugilista Erikson José, de Santiago Sul, por 3-0; com uma votação unânime de 3-0, Vladmir Marques, de Santiago Sul, conquistou o título de campeão nacional nos 57 kg, ao vencer Adilson Rodrigues, de São Vicente, por 3-0.
DA
Tuesday, September 25, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Que interessante, nunca tinha percebido que o futebol de Cabo Verde não é amador, entre em contato comigo : joao.correa@adidas.com.br
ReplyDelete