Thursday, February 28, 2008

Futebol: Cabo Verde fora da I edição da CAN para residentes




Praia, 27 Fev (Inforpress) - A selecção cabo-verdiana de futebol estará de fora da fase final da I edição do Campeonato de África das Nações (CAN) de futebol, reservado exclusivamente aos jogadores residentes, que decorrerá de 22 de Fevereiro a 8 de Março de 2009 na Costa do Marfim, soube a Inforpress junto da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF).

Conforme o presidente da FCF, Mário Semedo, aquando da sua participação no Gana na Comissão de Organização do Campeonato de África das Nações fez saber que se trata de uma prova muito interessante de ponto de vista de objectivos, mas, que em contrapartida requer meios financeiros.
Segundo Semedo, esta sua preocupação foi também manifestada por muitos outros países, e nessa altura houve poucas federações que se inscreveram. Todavia, propõe que se faça uma reflexão em vista a participação no futuro, da equipa crioula, nesta competição.
Mário Semedo acredita que uma competição deste género terá todo o interesse para o futebol cabo-verdiano, porquanto, alega, que a FCF tem uma aposta muito clara nos jogadores residentes e, além do mais, esta prova recém criada pela Confederação Africana de Futebol, CAF, vai ao encontro às intenções e aos objectivos de outras federações africanas.
Em relação à nova aposta federativa tornado público, visando a reestruturação de futebol de formação e a reforma dos quadros competitivos, num universo 2008-14, Mário Semedo garante que se trata de uma iniciativa de cabal importância para o grande salto do futebol cabo-verdiano.
Pretende-se, com esta inovação, a médio e a longo prazo criar uma base organizativa com vista a colocar as selecções nacionais (principais e sub-20) nas fases finais das grandes competições africanas e mundiais.
Inforpress

No comments:

Post a Comment