Monday, March 10, 2008

Ponta Preta: Brasileiro Kauli Seadi vence primeira eliminatória


O número um do mundo Kauli Seadi venceu ontem, 9, a primeira eliminatória do Campeonato Internacional de Windsurf da Ponta Preta. Josh Angulo, que concorre com a bandeira de Cabo Verde, ficou-se pelo segundo lugar. A prova está agora em “stand by” devido às fracas ondas que têm dado à costa da praia salense mas ainda há muito por decidir neste que é um dos maiores eventos desportivos realizados em Cabo Verde.



Kauli Seadi campeão da primeira eliminatória
A manhã de ontem não trouxe grandes ondas à Ponta Preta. Apesar dos windsurfers estarem a proporcionar um bom espectáculo, as condições do clima e do mar em nada se comparam com a mítica prova de 2007. Logo cedo começou-se a disputar as primeiras “doubles”, em que os atletas eliminados anteontem têm mais uma chance de disputarem a prova. Um dos que teve outra oportunidade e soube-a aproveitar bem foi o cabo-verdiano Mitú, que conseguiu passar à fase seguinte, disputando o próximo “double” com o espanhol Mussolini.

Kauli Seadi no mar
Depois desta fase, disputaram-se os 40 minutos que iriam decidir os primeiros quatro classificados do Campeonato. Em primeiro lugar ficou o brasileiro e número um do mundo na modalidade Kauli Seadi, no segundo Josh Angulo, em terceiro o australiano Jason Polakow e em quarto lugar está o britânico Jason Swift.


Angulo no ar
Estes quatro ficam de fora da repescagem que deve acontecer esta semana. Todos os que foram perdendo ao longo da prova vão-se eliminando entre si até chegar a dois apurados que disputam o campeonato com os quatro primeiro classificados. Segundo a organização, as condições climatéricas estão a condicionar a prova e as previsões é que só na quinta-feira se poderá voltar ao mar.

Mitú a disputar o primeiro double
Organização e Staff
Cerca de 150 pessoas ligadas à Protecção Civil - Polícia Militar, Cruz Vermelha e uma clínica privada - estão envolvidas no apoio ao evento. E, ao contrário do que aconteceu no ano passado, ainda não houve nenhuma ocorrência de relevo.
António Pedro Silva, administrador da Cabo Verde Investimentos, entidade organizadora do evento, adiantou que o Campeonato de Ponta Preta está a custar cerca de 20 mil contos. Lamentou este ano não ter conseguido o mesmo patrocinador principal do ano passado e teve que ser a CI a assumir esse papel entrando com 3 mil e 500 contos.


O dia de ontem não teve grandes ondas
Este responsável fala dos elevados custos deste evento. A organização tem que pagar à Professional Winsurf Association (PWA) cerca de 62 mil euros só para o evento ter a chancela da PWA. Depois, tem que assegurar seguros dos atletas, alimentação, transporte e estadia de toda a gente envolida no evento.


“No ano passado, o campeonato ficou resolvido em dois dias, se conseguissemos o mesmo poderíamos reduzir os custos para metade”, adiantou ao “asemanaonline” António Pedro Silva. Mas as condições do mar não estão pelos ajustes e as previsões dizem que só lá para quinta-feira é que o Campeonato continua. Se até domingo, 16, ainda não tiver havido ondas para disputar os “doubles”, Kauli Seadi sagra-se campeão da Ponta Preta 2008.
Texto: Catarina Abreu Fotos: Pedro Moita
Asemana

No comments:

Post a Comment