Friday, March 21, 2008

PRÉ OLÍMPICO DE BASQUETEBOL: FCBB PREPARA PARTICIPAÇÃO DA SELECÇÃO NACIONAL


A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol está a delinear o programa de preparação da selecção nacional, com vista a participação no Torneio pré Olímpico de Basquetebol, que acontece de 14 a 20 de Junho, em Atenas, na Grécia.
A direcção da Federação já submeteu o orçamento à Direcção Geral dos Desportos e neste momento, a equipa técnica está a fazer a prospecção de novos reforços para a selecção que deverá reunir-se na Praia, antes do estágio de preparação em Paris.
Sem avançar nomes, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, Kitana Cabral, afirma que a selecção vai ser reforçada com jogadores que evoluem nos Estados Unidos.
"Em primeiro lugar devo reafirmar que Mané é o seleccionador nacional de basquetebol e devo dizer também, que estamos a trabalhar no sentido de trazer o maior número de jogadores", referiu Kitana Cabral, que em relação aos nomes afirmou que "pela delicadeza do caso em apreço, não convém avançar os nomes, porque isto envolve questões ligadas ao seguro dos atletas e dispensa dos clubes onde militam".
Entretanto, a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol já submeteu ao governo, o orçamento para a participação da selecção nacional no pré olímpico. O presidente da direcção da federação, Kitana Cabral, disse que tem na sua posse todos os elementos financeiros fornecidos pelo comité organizador, relativos à inscrição, alojamento e alimentação dos jogadores durante a competição.
No âmbito da preparação para o pré Olímpico a federação pretende organizar um torneio internacional envolvendo para além da Selecção Nacional a equipa do Primeiro de Agosto de Angola, e as Selecções do Senegal, Mali e Camarões.
Para além de Cabo Verde e Camarões em representação do continente Africano, o pré Olímpico de Basquetebol conta com a participação das selecções do Porto Rico, Brasil e Canadá (Américas); Líbano e Coreia (Ásia); Nova Zelândia (Oceânia); Grécia, Alemanha, Croácia e Eslovénia (Europa).
As 12 selecções serão divididas em quatro grupos de três. As duas primeiras classificadas de cada grupo passam para os quartos de final e os vencedores das meias-finais classificam-se os Jogos Olímpicos de Pequim, enquanto os perdedores se preparam para enfrentar e definir a terceira e última vaga.
Expresso das Ilhas

No comments:

Post a Comment