Friday, June 27, 2008

AGIR da "Alliances et Échanges prepara a III volta à ilha de Santiago em ciclismo

Praia, 26 Jun. (Inforpress) - A organização da quinta edição da prova de ciclismo, promovida pelo projecto franco-cabo-verdiano AGIR da "Alliances et Échanges", está na cidade da Praia a preparar terceira edição consecutiva da Volta à Ilha de Santiago.
O mentor desta iniciativa, o emigrante cabo-verdiano radicado em Paris, Zé Boaventura, adiantou a Inforpress que a edição III da Volta à Ilha de Santiago realiza-se em Agosto próximo num orçamento que ultrapassa os dois mil contos.
A organização já dispõe de um projecto visando a participação de 15 ciclistas cabo-verdiano e dois estrangeiros (provenientes do Senegal e da Guiné-Conacry) para a disputa da Taça numa prova a ser realizada num percurso de 85 quilómetros e em quatro etapas.
A internacionalização deste projecto poderá simbolizar a concretização de uma ideia há muito avançada pela organização deste evento, que desde há muito vinha trabalhando para a oficialização da prova no calendário desportivo cabo-verdiano.
O evento, de acordo com a organização, terá como ponto de partida Cidade de Assomada, com paragens nos concelhos de Santa Cruz, Praia, Cidade Velha e Tarrafal.
Para além da vertente competitiva, os participantes participarão em acções de carácter social ligados a temas com a defesa do ambiente, estando já dado como certa a plantação da "Árvore da Paz" em cada um dos concelhos.
Boaventura garante que o projecto já conta com a parceria da Câmara Municipal de Santa Catarina e o envolvimento das entidades desportivas cabo-verdianas, tendo alertado aos vencedores da terceira edição, realizada em 2006, que os prémios já estão disponíveis para o seu levantamento junto da organização na cidade da Praia.
À semelhança dos anos anteriores, o vencedor da prova "Volta à ilha de Santiago" ganha o passaporte para frequentar um estágio de alto nível durante cerca de 30 dias na capital francesa, Paris.
A primeira edição da Volta a Ilha de Santiago desta organização, realizada em 2006, teve como vencedor o ciclista da Ilha do Fogo, Humberto Alves, enquanto o ciclista da cidade da Praia, Hélder Lopes, conquistara a segunda edição realizada em Agosto de 2007.
Inforpress

No comments:

Post a Comment