Wednesday, June 4, 2008

KARATECA SUSPEITO DE CRIME DE EMIGRAÇÃO CLANDESTINA

A suspeição recai sobre um karateca da Praia que acumula o estatuto de sensei com o cargo de dirigente desportivo. O caso está a ser alvo de investigação policial

Praia, 4 Junho - Um karateca da Praia, que acumula o estatuto de sensei e o cargo de dirigente desportivo, é suspeito de crime de “auxílio à emigração clandestina” – o caso, segundo Liberal apurou, já se encontra sob investigação policial. O nosso jornal apurou que estão na Europa alguns jovens da Praia e de Santa Catarina, cujas identidades são conhecidas, que saíram de Cabo Verde integrados em caravanas desportivas das quais o referido karateca teria sido responsável: foram feitos passar por atletas, ao preço de trezentos e cinquenta a quatro centos mil escudos cada um. Os vistos terão sido obtidos fraudulentamente, em colaboração com um funcionário da
delegação do Ministério da Agricultura em Santa Catarina de Santiago, que em troca de dinheiro concede títulos de proprietários rurais aos interessados que o procuram.
Em França encontram-se actualmente mais de meia dezena de emigrantes clandestinos, provenientes do interior de Santiago, que embarcaram nestas situações duvidosas.
Na Federação Cabo-verdiana de Karate não houve estranheza sobre este facto, quando confrontados com os rumores que se escutam a este respeito, mas esclareceram que nenhum dos seus activistas se encontra envolvido, deixando entender que o suposto implicado integra a recém-constituída Federação Cabo-verdiana de Artes Marciais, FCAM. A FCK dispõe-se a colaborar com as autoridades para o total esclarecimento do caso e alerta as instituições, sobretudo a Direcção Geral de Desportos, para a necessária prudência quanto à concessão de credenciais (para visto) a alguns clubes.
Recorde-se que, em Janeiro último, “a caravana oficial da FCK, que esteve no Open de Paris, encontrou a porta fechada na DGD, quando, por força de um imprevisto, foi pedir credencial para esse efeito”.
Os instrutores de karate de Santiago pedem mão dura contra o prevaricador, já que em karate os critérios de ética devem falar alto.
Liberal

No comments:

Post a Comment