Monday, July 28, 2008

Nacional de Voleibol: Campeões em título vitoriosos na jornada inaugural

Mindelo, 28 Jul. (Inforpress) – A Académica do Mindelo, penta campeã nacional de voleibol em seniores femininos, e tri-campeã na classe masculina, iniciou domingo a defesa dos dois títulos com vitórias na jornada inaugural do campeonato nacional de voleibol, que decorre na ilha de São Vicente.

Quer em femininos, quer em masculinos, a “vítima” da Micá foi o Sporting do Porto Novo, equipa que representa a ilha de Santo Antão na competição e que, no caso, sofreu derrota dupla.

A prova abriu, assim, com o jogo Académica do Mindelo – Sporting do Porto Novo, na classe feminina, partida dominada nos dois primeiros sets pelas campeãs em título, com os parciais de 25-12 e 25-17.

As meninas do Porto Novo reagiram no terceiro set, que venceram por 25-22, todavia a experiência da Micá perante o estreante Sporting veio ao de cima no quarto set, que a Académica do Mindelo venceu por 25-21, totalizando 3-1 no jogo.

A seguir, igualmente em defesa das mesmas cores, Académica e Sporting defrontaram-se, agora em masculinos, jogo que terminou com a vitória da Micá do Mindelo por 3-2.
Tratou-se de um jogo vivo e equilibrado cujo resultado ficou definido, em parte, nos pequenos detalhes e que estão, por sua vez, ligados a experiência e ao entrosamento da equipa do Mindelo, recorde-se, tri-campeã nacional.

No primeiro set, a Académica do Mindelo venceu por 27-25, o Sporting repôs a igualdade no segundo (25-23), mas a Micá voltou a desempatar no terceiro set, que venceu por 25-22.

O Sporting do Porto Novo voltou a empatar o jogo (2-2) no quarto set, com o parcial de 25-23. No tie-break, 15-10 para a Académica e a vitória, suada, por 3-2.

No terceiro e último jogo da tarde/noite da primeira jornada do nacional de voleibol, já que a prova arrancou às 16:00 horas e o último dos três jogos terminou perto das 23:00 horas, a equipa do ABC da Praia venceu Volei Clube do Sal, em masculinos, por 3-1.
Os salenses ainda venceram o primeiro set por 25-18, mas acabaram derrotados nos restantes três, com os parciais de 25-21, 25-22 e 26-24.

Em suma, uma longa jornada de voleibol numa tarde/noite quentes e num polivalente, o “Município de Oeiras”, que consegue, ainda por cima, “multiplicar” por muitos a temperatura ambiente, devido à “gritante falta de ventilação” no recinto.

Voleibolistas e espectadores queixam-se, e não é de hoje, do “calor sufocante” que se faz sentir no polivalente e pedem, por isso, uma intervenção no edifício, como forma de se “arranjar melhor ar e melhor ambiente” no interior do recinto.

Esta segunda-feira prosseguem os jogos e, para a segunda jornada, estão agendados quatro jogos a partir das 15:00 horas: Spartak do Fogo – Sporting do Porto Novo e ABC – Académica do Mindelo, ambos em femininos, e Lém do Fogo – Sporting do Porto Novo e ABC das Praia – Académica do Mindelo, em masculinos.

O nacional senior de voleibol, que decorre até 2 de Agosto com jogos diários no polivalente “Município de Oeiras”, está a movimentar por esses dias no Mindelo perto de 150 pessoas entre jogadores, treinadores e dirigentes de dez equipas, cinco em cada classe, para além de árbitros e elementos da Federação Cabo-Verdiana de Voleibol.

Inforpress

No comments:

Post a Comment