Monday, August 4, 2008

Encontro e festival de Capoeira em S. Vicente: Berimbau e ginga nas ruas do Mindelo

As ruas da cidade do Mindelo foram literalmente assaltadas pelo ritmo do birimbau e pela ginga da Capoeira, neste últimos dias. Centenas de praticantes dessa arte afro-brasileira estiveram concentrados na ilha de S. Vicente, onde participaram em dois eventos paralelos organizados pelas associações Abadá Capoeira e Liberdade Expressão. Foi o IV festival internacional do grupo Abadá e o segundo encontro nacional de Capoeira, promovido pela academia Liberdade Expressão.

Estas actividades intensificaram ainda mais a presença da Capoeira em todos os recantos da ilha de S. Vicente, principalmente no centro da cidade, onde decorreram várias rodas, algumas vezes em simultâneo. Além dos habituais círculos de ginga, os capoeiristas cabo-verdianos puderam assistir a palestras, debates e trocas de graduação dentro das respectivas escolas.
“Este encontro pretendeu continuar a discussão sobre o futuro da Capoeira em Cabo Verde. Promovemos palestras, mesas redondas, curso de construção de instrumentos musicais, aulas de música e trocas de graduação”, sintetiza o mestre Carlos Xexéu, cuja Academia está a preparar o lançamento do segundo DVD de Capoeira, direccionado para professores e mestres. Segundo Xexéu, o trabalho assenta-se sobre a Capoeira de Cabo Verde, que ele considera algo genuíno.
Para o professor Adílio, o encontro, encerrado no passado Domingo, trouxe uma lufada de ideias novas para os praticantes e professores. “Mas este tipo de encontro serve para estimular a amizade entre os capoeiristas e isto é importante para o futuro da arte”, diz o responsável da escola Liberdade Expressão na ilha do Sal, cuja ideia foi corroborada pelo aluno Énio Martins.
Quanto ao festival Abadá Capoeira, a aontecer de 25 de Julho a 8 de Agosto, concentrou a sua actuação em torno do lema Sexualidade na Adolescência. Durante as rodas, elementos do grupo aproveitaram a assistência para distribuir folhetos contendo dicas sobre a prática sexual nessa faixa etária.
“Os folhetos contêm a minha visão sobre o assunto mas vamos convidar um especialista para proferir uma palestra para os alunos da nossa escola sobre o assunto”, diz o professor Patcha. Para o IV festival internacional da Abadá, foram convidados os professores brasileiros Merenda, Bode e Mobília, que chegaram a Cabo Verde no dia 25 de Julho, data do início do evento. Este trio veio avaliar o nível de desenvolvimento técnico dos praticantes e testemunhar as cerimónias de baptizado e troca de graduação de alunos nas ilhas de S. Vicente, Boa Vista e Sal.
“É a primeira vez que vamos graduar um aluno com a corda azul. Com esta graduação ele já pode começar a dar aulas, sob supervisão”, esclarece Patcha, adiantando que os professores brasileiros vão estar pela primeira vez na Boa Vista, onde um aluno da escola lançou as bases da Abadá faz um ano e meio. O festival, que foi restrito aos alunos da associação Abadá, será encerrado na ilha do Sal, no dia 8 de Agosto, com as cerimónias de baptizado, troca de graduação e rodas na rua. Quatro graduados deverão chegar de Angola propositadamente para participarem na fase final do evento.
Asemana

No comments:

Post a Comment