Wednesday, October 29, 2008

Atletismo: COC vai disponibilizar 10 mil dólares para Curso de I Nível para treinadores


Praia, 28 Out. (Inforpress) - O Comité Olímpico Caboverdeano (COC), vai disponibilizar 10 mil dólares à Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA), para a realização de um Curso de I Nível para treinadores nacionais, no quadro do Plano Quadrienal suportado pela Solidariedade Olímpica.
De acordo com fonte da COC, essa acção de formação foi acordada entre o Comité Olímpico Caboverdeano e aquela estrutura do Comité Olímpico Internacional (COI), a 19 de Agosto último, em Pequim, à margem das actividades dos Jogos Olímpicos que decorriam na capital chinesa.
Conforme a mesma fonte, a direcção da FCA foi notificada a partir de Pequim sobre os passos necessários para a concretização desse estágio técnico em Cabo Verde, estando o COC a aguardar neste momento pela entrega do respectivo dossier, por parte da FCA, para que o mesmo possa ser canalizado à sede da Solidariedade Olímpica em Genebra, na Suíça, para efeitos de desbloqueio da verba.
Com efeito, a FCA terá que entregar ao COC nesta fase preliminar, a lista nominal completa dos participantes ao curso que devem totalizar um quadro de 20 elementos, o resumo do conteúdo técnico do curso bem como os demais elementos informativos considerados úteis.
Esta é pela quarta vez que federações desportivas nacionais beneficiam deste tipo de apoio para a realização de estágios técnicos no âmbito desse projecto olímpico. A Federação Cabo-verdiana de Ténis foi a primeira a ser contemplada com esse projecto, ao que se seguiram depois o Basquetebol em 2006 e o Voleibol em 2007.
Segundo dados do COC, já na década de 1990 essa instituição havia mobilizado verbas para a realização de um curso de I Nível para o atletismo no país, o que não chegou a se concretizar devido a vários obstáculos, entre os quais a inexistência, ao tempo, de espaço físico para as aulas práticas, de acordo com as exigências técnicas.
Para o presidente do COC, Franklin Palma, com a realização de actividades do género no país, o Comité pretende associar-se ao esforço do Governo, particularmente as autoridades desportivas, visando apetrechar o sector do desporto de ferramentas científicas que o possibilitem libertar-se aos poucos do exercício empírico, que considera ser um dos principais obstáculos ao seu desenvolvimento, a nível nacional.
Conforme indicou, afora a realização desses estágios técnicos no país, destinados a grupos específicos devidamente identificados, o Comité Olímpico tem vindo a contribuir também, a custo zero para os cofres do Estado, com a formação e especialização de quadros nacionais no exterior, nos diversos escalões, sejam eles técnico, médio, superior e pós-graduação.
Neste momento, segundo referiu, o número de beneficiados já totaliza uma vintena de quadros que abarcam praticamente todas as modalidades praticadas no país, tendo o COC utilizado, para o efeito, prestigiadas instituições internacionais, tais como o Centro de Alto Rendimento de El-Car, em Barcelona – Espanha, a Universidade de Budapeste (Hungria) e a Escola Superior “Johan Cruyff” em Espanha, entre outros.
Inforpress

No comments:

Post a Comment